quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Dia Internacional de Lembrança e Tributo às Vítimas do Terrorismo



21 de agosto









"Quando respeitamos os direitos humanos das vítimas e fornecemos apoio e informações, reduzimos os danos permanentes causados por terroristas a indivíduos, comunidades e sociedades. " - António Guterres





Mensagem de António Guterres, Secretário-Geral da ONU


"O terrorismo em todas as suas formas e manifestações continua a ser um desafio global. Causa danos permanentes aos indivíduos, famílias e comunidades. Essas cicatrizes são profundas e, embora possam ser atenuadas com o tempo, nunca desaparecem.

Este Dia Internacional lembra-nos que não importa há quanto tempo um ataque aconteceu, as vítimas continuam a lutar contra as consequências desse ataque. Vítimas e sobreviventes em todo o mundo precisam de uma oportunidade para se curar através de justiça e apoio. Milhares mostram grande resiliência, coragem e espírito. Forjaram alianças globais, abordaram e combateram as falsas narrativas espalhadas por terroristas e levantaram as suas vozes contra a ameaça do terrorismo e a ausência de justiça.

Precisamos de fornecer apoio multifacetado e de longo prazo às vítimas e sobreviventes do terrorismo, inclusive por meio de parcerias com governos e a sociedade civil, para que se possam curar, recuperar, reconstruir as suas vidas e ajudar os outros.

Apoiar as vítimas do terrorismo é uma forma de cumprirmos com a nossa responsabilidade de defender os seus direitos e a nossa humanidade comum. Ao ouvi-las, também podemos aprender muito sobre a melhor forma de unir as nossas comunidades contra o terrorismo.

As Nações Unidas ajudaram a conectar e levantar as vozes das vítimas do terrorismo através das atividades do Office of Counter Terrorism. A recente adoção, pela Assembleia Geral, de uma resolução sobre Vítimas e a criação de um Grupo de Amigos das Vítimas do Terrorismo são outras medidas para assegurar que o nosso apoio seja ampliado e aumentado, abordando todos os aspetos das necessidades das vítimas. A organização do primeiro Congresso Global das Nações Unidas sobre Vítimas de Terrorismo no próximo ano fortalecerá ainda mais o nosso trabalho coletivo.

Na nossa segunda observância do Dia Internacional em Memória e Homenagem às Vítimas do Terrorismo, peço que todos reflitam sobre as vidas que foram mudadas para sempre como resultado do terrorismo. Vamos-nos comprometer a mostrar às vítimas que elas não estão sozinhas e que a comunidade internacional se solidariza com elas, onde quer que elas estejam. 









Sem comentários: