quinta-feira, 22 de agosto de 2019

A escravidão moderna: mitos e factos






A escravidão moderna está em toda parte, mas passa despercebida pela maioria de nós. Descubra a verdade por trás desses mitos e participe da campanha para acabar de vez com a escravidão moderna.



MITO: A ESCRAVIDÃO É COISA DO PASSADO

FACTO: Apesar de ter raízes antigas na história, a escravidão existe ainda hoje em muitas formas. Tráfico de seres humanos, servidão por dívida e trabalho doméstico forçado são apenas alguns exemplos. Mas isso não significa que ela seja inevitável. Um esforço coordenado entre os governos e os ativistas ao redor do mundo pode contribuir para acabar com a escravidão moderna de uma vez por todas. Este é o propósito do Protocolo da OIT sobre trabalho forçado.










MITO: RELATIVAMENTE POUCAS PESSOAS SÃO VÍTIMAS DE ESCRAVIDÃO MODERNA.

FACTO: Hoje existem mais pessoas em situação de escravidão do que em qualquer outro momento da história. Há mais de 25 milhões de crianças, mulheres e homens vivendo em situação de escravidão moderna, o equivalente a 3 em cada 1.000 pessoas no mundo. Se todos vivessem numa única cidade, ela seria uma das maiores cidades do mundo.

Fontes:







MITO: A ESCRAVIDÃO MODERNA EXISTE APENAS EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO.

FACTO: A escravidão moderna está em toda parte. Existem mais de 1,5 milhões de pessoas que trabalham em condições análogas à escravidão na Europa, na América do Norte, no Japão e na Austrália.

Fontes:







MITO: O TRÁFICO SEXUAL REPRESENTA A MAIORIA DOS CASOS DE ESCRAVIDÃO MODERNA.

FACTO: Cerca de uma em cada cinco pessoas são vítimas de exploração sexual. A maior parte das pessoas vítimas da escravidão moderna trabalha em indústrias como agricultura, pesca, construção, confecção têxtil, mineração, serviços e trabalho doméstico.







MITO: A ESCRAVIDÃO MODERNA NÃO É UMA GRANDE FÁBRICA DE DINHEIRO

FACTO: A escravidão moderna é um grande negócio. Um estudo recente da OIT estimou que a escravidão moderna gera mais de 150 bilhões de lucro todos os anos, o equivalente à soma dos lucros das quatro empresas mais rentáveis do mundo.

Fontes:







MITO: A ESCRAVIDÃO MODERNA NÃO ME AFETA.

FACTO: A escravidão moderna afeta todo mundo. Mesmo que você não seja uma vítima da escravidão moderna, você é afetado por ela. As empresas, por exemplo, enfrentam a concorrência desleal de companhias sem escrúpulos, que beneficiam dos lucros da escravidão moderna. Isso pode levar à redução de salários ou ao corte de benefícios. Além disso, os governos perdem receitas tributárias valiosas e têm que arcar com altos gastos legais para processar casos de escravidão moderna. Estes recursos poderiam ser investidos em serviços públicos como educação, saúde ou transporte público.



 




MITO: A MAIOR PARTE DO LUCRO DA ESCRAVIDÃO MODERNA É GERADA EM PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO

FACTO: O lucro anual por vítima de trabalho forçado é muito mais alto em países desenvolvidos e na União Europeia do que em qualquer outra parte do mundo.

Fontes:






MITO: NÃO HÁ MUITO QUE EU POSSA FAZER PARA AJUDAR AS PESSOAS QUE SÃO VÍTIMAS DA ESCRAVIDÃO MODERNA.

FACTO: Você pode contribuir na luta contra a escravidão moderna. Cabe aos governos adotar e aplicar a legislação, proteger os seus cidadãos e ratificar o protocolo. 
Inscreva-se para participar da campanha 50forFreedom.
Convide pelo menos dois amigos para participarem também.
Peça aos seus representantes políticos para apoiarem o Protocolo sobre o trabalho forçado.









50 for Freedom é uma campanha liderada pela Organização Internacional do Trabalho (ILO) e pelos seus parceiros, a Confederação Sindical Internacional e a Organização Internacional dos Empregadores.




Sem comentários: