segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Dia Internacional da Juventude








Tema de 2019: Transformar a Educação




Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Juventude 


Em todo o mundo, os jovens enfrentam desigualdades no âmbito da educação. No entanto, eles também são agentes fundamentais da transformação da educação que reivindicamos. As suas ideias e espírito inovador precisam de ser ouvidos para alcançarmos os nossos objetivos comuns definidos na Agenda 2030, que é nossa maior oportunidade de construir sociedades mais inclusivas e justas.

A educação é o principal centro de ação da UNESCO com vista a um mundo onde a educação de qualidade está disponível para todos e ninguém é deixado para trás. A educação não consiste apenas em obter um diploma, mas também em aprender, construir sistemas que permitam que jovens, mulheres e homens, adquiram novas habilidades e qualificações e contribuam significativamente para o avanço das sociedades.

É por isso que transformar a educação é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por ocasião do Dia Internacional da Juventude, a UNESCO reforça a sua reivindicação por uma educação mais inclusiva e acessível para todos os jovens, em todos os cantos do mundo. Devemos, assim, minimizar as barreiras à aprendizagem e garantir a inclusão de todos os alunos na educação. Os jovens devem participar plenamente na reformulação de uma educação que é para eles e a eles pertence.

Se não incluirmos as opiniões de jovens, mulheres e homens, membros da comunidade LGBTQ+, jovens indígenas, jovens com deficiências ou jovens migrantes na construção dos nossos sistemas educacionais, todos iremos perder algo valioso; a riqueza de entender diferentes culturas e formas de pensar, o tesouro que é aprender com o outro.

Hoje, a UNESCO trabalha com os jovens como colaboradores proativos e não apenas como beneficiários nos seus programas e projetos. Os jovens estão altamente empenhados no nosso esforço de reduzir desigualdades e de construir sociedades pacíficas por meio da nossa Iniciativa Espaço da Juventude, da Rede de Ação dos Jovens para o Clima e do Projeto para Prevenção do Extremismo Violento, apenas para citar alguns projetos. Estamos a envidar esforços especiais para promover planos que atendam às questões de género e de deficiência e que sejam sensíveis a crises, nomeadamente a situação especial dos refugiados e das pessoas deslocadas à força. 

Vamos reforçar o nosso compromisso coletivo de garantir que os sistemas de educação em todo o mundo não apenas eliminam todas as formas de discriminação, mas também permitem que os jovens sejam agentes de mudança, pois, como disse Rumi, “eles não são uma gota no oceano, eles são o oceano inteiro numa gota”. 

(Tradução da nossa responsabilidade)




Sem comentários: