segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Cãopêndio




+ Leitur@s





 https://www.bruaa.pt/loja/caopendio/ 🔗


Autor: Tóssan (pseud.)
Título:Cãopêndio
Editor:Bruaá
Data de publicação: 2017
Nº de Páginas: 66
Livro recomendado pelo PNL2027




Uma das falácias mais recorrentes no que à recepção leitora dos adolescentes diz respeito tem a ver com o seu parco conhecimento sobre a diversidade de livros. Quer isto dizer que a leitura continua a ser associada à narrativa ficcional e nas margens, aqui e ali, já entra a banda-desenhada e uma ou outra biografia. 

O espanto de muitos perante objetos de dimensões menos comuns, perante textos aforísticos, inventários, alfabetos, dicionários, e ainda perante ilustrações que partilham espaço e importância com o texto é notório e expressa muitas vezes uma certa desconfiança. Por isso é cada vez mais urgente que estas propostas circulem e se multipliquem. 

A reedição pela Bruaá deste provocador compêndio que data originalmente de 1959 é um exemplo perfeito. O humor sarcástico, pejado de crítica política e social só se apreende decifrando o verdadeiro vocábulo por trás da metamorfose canina e lendo a representação do animal de acordo com o significado da palavra original. Tal exercício é mais complexo do que parece e requer curiosidade e aquilo que commumente se designa por cultura geral. Para além deste compromisso necessário para a leitura, há outros níveis, como o do estilo do autor, em que o traço não sofre quebras e segue uma limpidez geométrica que lhe confere movimento. 

Finalmente, esta é uma leitura lenta, feita de releituras e de interrupções para atentar num ou noutro pormenor ou sentido desconhecido. Em tudo Cãopêndio contraria o ready-made, o confortável, o expectável, o fast food.



Sem comentários: