sábado, 24 de agosto de 2019

Biografia de Agustina



+ Leitur@s



Todo o homem que morre é um deus cercado de poderes que teve e não gozou, porque temeu a sua divindade. - Agustina Bessa-Luís






Autor: Isabel Rio Novo
Título: O poço e a estrada - biografia de Agustina Bessa-Luís
Editor: Contraponto
Data de publicação: 15 de fevereiro de 2019
Nº de Páginas: 504



Existe uma Agustina que se insinuou ao longo da sua imensa obra, fazendo-se presente nos episódios de infância, nas histórias, espaços e pessoas, algumas de passagem outras nem tanto. Isabel Rio Novo resgatou-a desse limiar de ficção. Leu a obra de Agustina, com uma atenção que não foi de encomenda, mas plena de paixão e cumplicidade de ser, igualmente, escritora. A leitura que dedicou à obra da biografada permitiu-lhe revelar, sem a secura de uma tese mas com a punção de um romance, como Agustina se disseminou ao longo da sua obra, o quanto a autora projetou nas suas personagens. Afinal, a biografada confessa encontrar nas suas referências, nos escritores que a influenciaram, uma criação do mundo. E isso, nos mortais – digo eu – é um compromisso para toda a vida.

As irrupções de escrita na primeira pessoa devolvem a palavra à biógrafa, são uma intencional interferência na voz omnisciente do narrador, quebrando-lhe o ritmo, poupando ao leitor o esforço de interromper a leitura para consultar uma distante nota de rodapé. Sendo a autora uma estudiosa da obra de Agustina, é natural que separe da narração o que se lhe afigura ser da sua própria lavra e não pode ser atribuído a uma referência. É lícito que se presume, quando resulta do trabalho de pesquisa, do acesso ao extenso material recolhido de forma meticulosa, mas ao transformá-lo numa experiência pessoal, rouba força e elegância à narrativa que é o timbre natural da escrita de Isabel Rio Novo (eis o único senão a apontar).

Ao levantamento minucioso e exaustivo feito da vida e obra da biografada, acresce a viva caraterização de época, descrevendo edifícios, meios de transporte e seus interiores, desfilando aos olhos do leitor o mundo chique de uma escassa burguesia bem nascida. O tom cuidado colocado na escrita, de inegável brio literário, permite à autora recorrer a citações de Agustina sem destoar a harmonia do texto. O percurso de escrita de Agustina, surge espelhado nestas citações, da escrita inicial, plena de metáforas, vamos assistindo ao amadurecimento, perorado pelos aforismos em que a autora se revela pródiga.

A referência à relação de Agustina com o realizador Manuel de Oliveira ilustra bem os caprichos de uma certa elite, bem nascida, para quem o Estado não conhece a palavra “não”. Agustina Bessa-Luís surge nesta biografia por inteiro, na infância, nas obras da juvenília, na inconformidade conservadora, nas amizades e animosidades, sempre fugindo das ideias fixas, como quem se evade da prisão. Isabel Rio Novo deu-lhe voz e corpo, e não lhe poupou na alma, nem no esplendor da escrita. Muito bom!


António Ganhão, Blogue Acrítico - Leituras dispersas, 13 de maio de 2019



Sem comentários: