quarta-feira, 21 de agosto de 2019

Google e bibliotecas, mais que rivais, aliados




Imagem: Shutterstock





As vantagens de perguntar ao Google e a uma biblioteca


Existem inúmeras perguntas para as quais não temos resposta. Há poucas ocasiões em que procuramos uma resposta rápida a uma pergunta simples que surge ao vermos televisão ou ao lermos um livro. A verdade é que os dispositivos móveis vieram facilitar a consulta rápida e direta. Antes ou ligávamos o computador (o que pode levar alguns minutos) ou consultávamos a enciclopédia ou o dicionário em papel. Felizmente tudo isso mudou. Hoje estamos muito mais próximos da informação do que antes.

Agora, ao procurarmos uma resposta mais complexa / completa a uma pergunta ou ao fazerermos um trabalho académico ou de pesquisa, onde fazer a pergunta? Uma pesquisa simples pode ser iniciada no Google, sem nenhum problema. O Google é o mecanismo de busca mundial por excelência e o mestre das informações referenciadas na Internet ... mas onde fazemos a pergunta quando precisamos de mais do que apenas dados ou definições? Bem, a verdade é que também se pode fazer esse tipo de perguntas ao Google ou aos mecanismos de pesquisa académicos, embora talvez seja preferível ir a uma biblioteca para termos certeza de que o que procuramos e encontramos é o que precisamos .

Tanto pesquisar no Google como pesquisar numa biblioteca tem as suas vantagens. Cada recurso é muito útil em determinados momentos e de acordo com as necessidades. Mas o que nos dá uma biblioteca que não nos dá o Google? ... e o que nos diz o Google que não nos dá uma biblioteca? 


Vantagens de perguntar ao Google


Fazer uma pergunta ao Google tem muitas vantagens. É um serviço rápido e não tem horários. Tem muita informação e certamente há sempre algo interessante nos seus resultados. Sem dúvida, ele é um rival difícil para o mundo das bibliotecas ...


  • O Google oferece imediatismo nos resultados e acesso à informação. Nenhuma espera ou filas.
  • O Google não tem horários. Está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • O Google não tem limitações geográficas, onde quer que estejamos (e desde que haja acesso à Internet), podemos perguntar sem problemas.
  • O Google oferece resultados que podem ser interessantes graças à pegada digital deixada na Internet em pesquisas anteriores.
  • Perguntar ao Google é bastante simples graças à sua interface simples.
  • No Google, podemos descobrir informações úteis por meio dos resultados semelhantes à pesquisa realizada.
  • No Google há informações ilimitadas, certamente vamos encontrar algo que nos interessa.


Vantagens de perguntar a uma biblioteca

  • Fazer uma pergunta numa biblioteca pode ser muito gratificante. Receber tratamento pessoal e profissional de bibliotecários para atender às necessidades de informação é um bónus que nenhum recurso online nos pode oferecer.
  • Numa biblioteca, recebemos tratamento pessoal e profissional confiável.
  • Numa biblioteca, a privacidade do usuário está acima de tudo.
  • Numa biblioteca, nenhuma informação é dada para fins publicitários.
  • Numa biblioteca, podemos obter resultados concretos contra a abundância de informações.
  • Numa biblioteca, podemos confiar na confiabilidade das fontes e nas informações fornecidas.
  • Uma biblioteca fornecerá recomendações personalizadas de acordo com o usuário.
  • Uma biblioteca não restringe pesquisas por localização.
  • Uma biblioteca guia os seus usuários entre o que eles estão a procurar e o que eles realmente precisam.


Google e bibliotecas, mais que rivais, aliados

Tanto o Google como as bibliotecas são espaços em que a informação flui incessantemente. Mais do que rivais, eles podem ser considerados aliados (há dúvidas por que as bibliotecas não se tornaram o Google ). Não é estranho ir a uma biblioteca para encontrar informações e acabar a pesquisar no Google ... e não é estranho estar em casa a procurar informações no Google e acabar a encontrar um site de uma biblioteca ou o seu serviço de referência online.


O que os usuários do Google e os usuários da biblioteca teriam que levar em conta é a importância de diferenciar as informações que podem ser encontradas online. Algumas dicas rápidas podem ser lidas em " Como saber se uma fonte de informações da Web é confiável ou não ":
  1. Não fique pelo primeiro resultado. Pesquise, compare e reveja ... e use a pesquisa avançada.
  2. Verifique quem escreve a informação. Tente ver as credenciais do autor e a sua reputação.
  3. Tenha em mente o meio em que o conteúdo é publicado, caso haja algum tipo de viés na informação ou na publicidade.
  4. Veja se o conteúdo é atual, original, correto (bem escrito), se tem um raciocínio lógico e se cita as suas fontes de informação.
  5. Pergunte ao seu bibliotecário ... ou peça a sua opinião.


Também seria interessante para as bibliotecas treinarem os seus usuários no uso do Google e ensiná-los a tirar o máximo proveito dele. Basta lembrar essa pequena aliança histórica que o mundo das bibliotecas e o Google têm por trás deles.


Fonte:


Julián Marquina, Las ventajas de preguntar a Google y de preguntar a una biblioteca. Disponível em
https://www.julianmarquina.es/las-ventajas-de-preguntar-a-google-y-de-preguntar-a-una-biblioteca/

(tradução da nossa responsabilidade. AJ)


Sem comentários: