domingo, 11 de agosto de 2019

Luandino Vieira | Nós, os do Makulusu



+ Leitur@s






Autor: Luandino Vieira
Título: Nós, os do Makulusu
Editora: Caminho
Data de publicação/impressão: 2012
Nº de Páginas: 158





Escrito em 1967 no campo de concentração do Tarrafal (crismado de "Campo de Trabalho de Chão Bom") em apenas uma semana — "de um só jacto", para usar as palavras do próprio autor —, Nós, os do Makulusu continua a ser a obra de José Luandino Vieira mais complexa no seu processo de construção de uma linguagem literária com base na linguagem popular de Luanda e das interferências entre as línguas portuguesa e quimbunda. A isso não será certamente alheio o facto de, a par do fluxo do passado — uma constante em todos os seus livros —, o futuro ser também chamado à narrativa, obviamente sob forma prospetiva.

Uma narrativa, cujo sujeito, interrogando-se até à última linha, é afinal o espelho de uma geração frente à necessidade histórica de uma guerra de libertação — individual e coletiva — e a que coube questionar o passado e partir à invenção do futuro.



Saber+

📌 Artigo: "Nós, os do Makulusu e a perspetiva utópica de José Luandino Vieira, por Leila de Almeida Barros Silvana", disponível na Revista AbrilV. 5, N. 11 (2013), páginas 291-303.




2º sem.: jul.-dez. 2013. Data da publicação: 27 nov. 2013.






Sem comentários: