sábado, 28 de dezembro de 2019

Lisboa nas narrativas




Paisagem e literatura



Martinho, Miguel Queiroz. Lisboa nas narrativas. Video-filme, 21 minutos, 2012.




Este documentário \ reportagem foi filmado entre 1 e 8 de Fevereiro de 2012, em Lisboa (Portugal), no contexto da oficina internacional "Lisboa nas Narrativas: olhares do exterior sobre a cidade antiga e contemporânea".

O evento foi organizado pelo IELT-FCSH, o DaST e a Livraria Fábula Urbis, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Palácio Belmonte, o Institute Français e a EGEAC. 




🏡🏡🏡🏡🏠🏩🏠🏦


Lisboa nas narrativas: olhares do exterior sobre a cidade antiga e contemporânea resulta da comunhão de interesses e objetivos de dois projetos em curso – o “Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental” e o “Bairro Destino” –, que valorizam as paisagens de Lisboa enquanto arquivo de natureza e cultura. Ambos procuram a história e a tradição dos locais nos discursos do passado e do presente, para com eles reinventar uma urbanidade que se pretende mais qualificada e criativa.

Lisboa nas narrativas: olhares do exterior sobre a cidade antiga e contemporânea toma o fértil imaginário da cidade como objeto de reflexão. Nas representações literárias identifica-se um manancial de exploração para a investigação nas áreas da literatura, da história, da geografia, da economia, da psicologia ambiental, entre outras, e, do mesmo modo, para a produção artística que tem a representação literária como ponto de partida.

Enquanto descrições trabalhadas pela imaginação e pelo engenho estilístico dos escritores, as paisagens literárias são reconhecidas e apreciadas, e constituem um referencial para a leitura do ambiente. Muitos têm realçado o seu papel na compreensão dos valores, símbolos e sentimentos que enformaram os territórios em diferentes épocas. O seu estudo contribui para a história das ideias, e para compreender as opções sobre o espaço e sobre as decisões de planeamento. Também na relação entre o referente e o revisitado (ou entre o referente e o reinventado), a cultura de um território cresce e frutifica, inspirando derivadas vivências artísticas e emocionais, materializadas, por exemplo, no desenho, na pintura, no cinema ou na música.

Projeto LITESCAPE.PT - Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental Paisagens Literárias. Disponível em https://ielt.fcsh.unl.pt/paisagensliterarias/.




Sem comentários: