segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Dia Mundial dos Direitos Humanos



10 de dezembro de 2019


A nossa voz
Os nossos direitos
O nosso futuro










Tema de 2019: Jovens em defesa dos direitos humanos

Após um ano marcado pelas comemorações do 30º aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança , que culminou em 20 de novembro de 2019, a ideia é capitalizar o momento atual e destacar o papel de liderança da juventude nos movimentos coletivos como fonte de inspiração para um futuro melhor.

Sob chamada universal à ação "Levante-se pelos direitos humanos / Stand up for Human Rights", pretende-se celebrar o potencial da juventude como agente construtivo de mudança, amplificar a sua voze e envolver uma ampla gama de públicos globais na promoção e proteção de direitos. A campanha, liderada pelo Escritório do Alto Comissariado para os Direitos Humanos (OHCHR), é projetada para incentivar, galvanizar e mostrar como os jovens de todo o mundo defendem os direitos contra o racismo, o discurso de ódio, o bullying, a discriminação e a mudança climática, para citar alguns.


Porquê a juventude?


  • A participação dos jovens é essencial para alcançar o desenvolvimento sustentável para todos.
A participação na vida pública é um princípio fundamental dos direitos humanos. Os jovens buscam participar em todas as decisões que tenham impacto direto e indireto no bem-estar. Eles precisam de ser ouvidos para informar tomadas de decisão mais eficazes e alcançar um desenvolvimento sustentável para todos.
  • Os jovens podem desempenhar um papel crucial nas mudanças positivas.
Os jovens sempre foram grandes impulsionadores da transformação política, econômica e social. Eles estão na vanguarda das mobilizações populares para mudanças positivas e trazem novas idéias e soluções para um mundo melhor.
  • Capacitar os jovens a conhecer melhor e reivindicar seus direitos gerará benefícios globalmente.
Os jovens são frequentemente marginalizados e encontram dificuldades em acessar e usufruir de seus direitos devido à sua idade. A defesa de seus direitos e a capacitação deles para melhor conhecê-los e reivindicá-los gerarão benefícios globalmente.


Direitos humanos e objetivos de desenvolvimento sustentável

Os direitos humanos estão no centro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), pois, na ausência de dignidade humana, não podemos impulsionar o desenvolvimento sustentável. Os direitos humanos são impulsionados pelo progresso em todos os ODSs, e os ODSs são impulsionados pelos avanços nos direitos humanos. 





Sem comentários: