sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Alerta dos cientistas mundiais sobre uma emergência climática





Xilogravura. Imagem Pixabay




Os cientistas têm a obrigação moral de alertar claramente a humanidade sobre qualquer ameaça catastrófica e de "dizer como é". Com base nessa obrigação e nos indicadores gráficos apresentados abaixo, declaramos, com mais de 11.000 signatários de cientistas de todo o mundo, clara e inequivocamente que o planeta Terra está a enfrentar uma emergência climática.

Exatamente há 40 anos, cientistas de 50 nações reuniram-se na Primeira Conferência Mundial do Clima (em Genebra, 1979) e concordaram que as tendências alarmantes para a mudança climática tornavam urgente e necessário agir. Desde então, alarmes semelhantes foram feitos durante a Cúpula do Rio de 1992, o Protocolo de Kyoto de 1997 e o Acordo de Paris de 2015, além de dezenas de outras assembleias globais e avisos explícitos dos cientistas sobre o progresso insuficiente (Ripple et al. 2017 ). No entanto, as emissões de gases de efeito estufa (GEE) ainda estão a aumentar rapidamente, com efeitos cada vez mais prejudiciais para o clima da Terra. É necessário um imenso aumento de escala nos esforços para conservar a nossa biosfera, a fim de evitar sofrimentos incalculáveis ​​devido à crise climática (IPCC 2018 ).






Referência:
William J Ripple, Christopher Wolf, Thomas M Newsome, Phoebe Barnard, William R. Moomaw, Alerta dos cientistas mundiais sobre uma emergência climática, BioScience, biz088, https://doi.org/10.1093/biosci/biz088




Sem comentários: