terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Cidadania Digital | Manual








                           Publicado por: Conselho da Europa
                           Ano: 2019
                           Línguas disponíveis: inglês








O Manual Educação para a cidadania digital apresenta informação, ferramentas e boas práticas para apoiar o desenvolvimento de competências digitais em harmonia com a vocação do Conselho da Europa para capacitar e proteger as crianças. 


Hoje, as crianças vivem num mundo em rápida mudança, com horizontes em expansão. A tecnologia trouxe não apenas novas experiências para eles usufruirem, mas também toda uma nova dimensão na sua vida quotidiana num mundo etéreo que conhecemos como "estar online". Crianças e jovens, portanto, devem ter os valores, atitudes, competências, habilidades e conhecimentos e compreensão crítica necessários para enfrentar os desafios colocados pelas tecnologias digitais e pela Internet, bem como para beneficiarem de uma ampla gama de oportunidades.

O Manual Educação para a cidadania digital - Ser criança na era da tecnologia oferece informações, ferramentas e boas práticas para apoiar o desenvolvimento dessas competências, de acordo com a vocação do Conselho da Europa de capacitar e proteger as crianças, permitindo que elas vivam juntas como iguais na atualidade, em sociedades democráticas culturalmente diversas, on e offline.

Este Manual é destinado a professores e pais, tomadores de decisão em educação e provedores de plataforma. Descreve em profundidade as múltiplas dimensões que compõem cada um dos 10 domínios da cidadania digital e inclui uma ficha informativa sobre cada domínio, fornecendo ideias, boas práticas e referências adicionais para apoiar os educadores na construção de competências que manterão as crianças em boa situação quando forem confrontadas com os desafios do mundo digital de amanhã.

O Manual de Educação para a cidadania digital baseia-se no quadro de referência de competências do Conselho da Europa para a cultura democrática e complementa o manual de alfabetização na Internet como parte de uma abordagem coerente para educar os cidadãos para a sociedade no futuro.



Sem comentários: