terça-feira, 31 de dezembro de 2019

A importância do pensamento crítico para alunos de todas as idades



Helen Lee Bouygues // 22 de novembro de 2019










Quando se trata de raciocínio, as crianças podem-nos surpreender. Fazem perguntas penetrantes que parecem surgir do nada. Mas esse tipo de progresso no raciocínio não acontece no vácuo.


Para desenvolver habilidades de raciocínio, as crianças exigem o tipo certo de ambiente e apoio de escolas, professores e pais, bem como os tipos certos de desafios, discussões e até argumentos.

Especialmente agora - com tantos obstáculos ao pensamento claro e crítico colocados no caminho das crianças - as escolas devem ser proativas e ajudar a orientar o desenvolvimento do pensamento crítico das crianças.
Para esse fim, a Reboot Foundation, que fundei para apoiar a pesquisa e o desenvolvimento do pensamento crítico, publicou recentemente um guia aprofundado e baseado em pesquisas sobre o pensamento crítico para crianças de todas as idades. Aqui estão três tópicos que as escolas podem implementar para ajudar as crianças a pensar melhor: 


1. Incentivar a curiosidade

Na maioria das vezes, as crianças menores de nove anos não estão prontas para o raciocínio abstrato de alto nível. Mas as crianças pequenas estão ansiosas para conhecer o mundo e fazer perguntas sem parar. Por que a relva é verde? Por que as zebras têm listas?

Como adultos, pode ser fácil descartar essas perguntas, mas é vital que reservemos tempo para satisfazer e incentivar a curiosidade dos jovens estudantes.

Discussões abertas são uma excelente maneira de despertar a curiosidade. Os livros podem ser um ótimo ponto de partida. Para iniciar uma discussão sobre moralidade, por exemplo, tente usar o fantástico Mr. Fox, de Roald Dahl. Quando a turma ler sobre o roubo de Fox para alimentar a sua família, pergunte aos alunos se esse roubo é justificado.

Com esse tipo de discussão, as crianças começarão a desenvolver o que é chamado de "metacognição" - ou pensar em pensar. Parte fundamental do pensamento crítico, a metacognição surge quando somos forçados a justificar as nossas crenças e a pensar por que as mantemos. As crianças também começarão a construir a confiança na sua própria capacidade de explorar ideias e expressar opiniões. 


2. Trabalhar a gestão das emoções


A vida emocional das crianças pode parecer desligada da sua capacidade de raciocinar, mas as duas estão intimamente ligadas.

O pensamento crítico genuíno é emocionalmente difícil. Requer uma mistura de confiança e humildade, além da capacidade de se afastar das emoções. Pensadores críticos não aceitam tudo o que lhes dizem, nem assumem que todos os que discordam deles estão errados.

Os educadores podem fomentar essa humilde confiança por meio de lições cuidadosamente elaboradas que desafiam os alunos a deixar a sua zona de conforto. Precisamos de encontrar um equilíbrio entre, por um lado, o realismo e os limites apropriados às habilidades das crianças e, por outro, incentivá-las a experimentar coisas novas e avançar.

Essa abordagem estruturada também ajuda as crianças a aprender a gerir as suas emoções. Elas evitarão sentimentos de frustração e inadequação, mas também não se tornarão complacentes ou satisfeitas.
O objetivo é dar às crianças um senso de competência. Para se tornarem pensadores críticos, as crianças precisam de saber que são dignas e capazes de questionar a precisão e o valor das informações. Elas precisam de saber que, se se aplicarem nos problemas, poderão tornar-se qualificados e informados o suficiente para fazer contribuições importantes. 



3. Debater com os alunos (refletidamente)

Por volta dos 11 ou 12 anos, as crianças entram naquilo a que o psicólogo suíço Jean Piaget chamou de "estádio operacional formal". Antes dessa idade, as crianças estão enraizadas no mundo concreto. Elas tendem a resolver problemas apenas com base em tentativa e erro e lutam para resolver problemas que requerem pensamento abstrato.

Mas os adolescentes podem começar a aplicar princípios gerais. Eles são capazes de discutir abstrações como justiça e beleza, e as suas habilidades argumentativas melhoram.

Escolas e professores podem apoiar o desenvolvimento do raciocínio abstrato, introduzindo problemas e conceitos lógicos. Especialmente por volta dos 12 anos de idade, as crianças podem enfrentar conceitos e silogismos lógicos básicos e trabalhar na identificação de falhas em vários tipos de raciocínio lógico.

Com muita frequência, pensamos em cursos de lógica, filosofia ou pensamento crítico como apropriados apenas para estudantes avançados de ensino médio e superior. Porém, incentivar o pensamento crítico dos alunos em tenra idade pode ser extraordinariamente benéfico.

A instrução em argumentos lógicos pode ser particularmente útil para ajudar as crianças a aprenderem a identificar o pensamento falso e tendencioso com que inevitavelmente se deparará online. Os professores podem ajudá-los a aplicar as suas novas habilidades analisando argumentos em artigos e outros media.
Recentemente, vimos o discurso público marcado por notícias falsas, guerras nos media sociais, incivilidade e coisas piores. A necessidade de recuar e pensar criticamente sobre os problemas que enfrentamos é clara. Mas o pensamento crítico requer prática e orientação a partir de uma idade jovem. 

Referência:

Helen Lee Bouygues, The Importance of Critical Thinking for Students of All Ages, 22 de novembro de 2019. Disponível em: http://edublog.scholastic.com/post/importance-critical-thinking-students-all-ages. Consultado em: 31 de dezembro de 2019



Sem comentários: