sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Resolução colaborativa de problemas






Resultados do PISA 2015 (volume V)




Os locais de trabalho de hoje exigem pessoas que possam resolver problemas em conjunto com os outros. O aumento de empregos que exigem um alto nível de habilidades sociais foi acompanhado por um aumento nos salários de tais empregos, sugerindo que há uma demanda maior por parte dos empregadores por essas habilidades, em vez de simplesmente um excedente de trabalhadores que possuem essas habilidades. Por exemplo, os salários aumentaram mais de 20% para empregos que exigem altas habilidades sociais, mas baixas habilidades matemáticas, sugerindo que as habilidades sociais são cada vez mais valiosas para os empregadores.

O Programa da OCDE para Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) examina não apenas o que os alunos sabem em ciências, leitura e matemática, mas também o que eles podem fazer com o que sabem. Os resultados do PISA mostram aos educadores e formuladores de políticas a qualidade e a equidade dos resultados da aprendizagem alcançados em outros lugares e permitem que aprendam com as políticas e práticas aplicadas em outros países. 

Resultados do PISA 2015 (volume V): solução colaborativa de problemas é um dos cinco volumes que apresenta os resultados da pesquisa do PISA 2015, a sexta rodada da avaliação trienal. Ele examina a capacidade dos alunos de trabalhar com duas ou mais pessoas para tentar resolver um problema. O volume fornece a justificação para avaliar essa habilidade específica e descreve o desempenho dentro e entre países. Além disso, destaca os pontos fortes e fracos de cada sistema escolar e examina como eles estão relacionados com as características individuais dos alunos, como género, origem imigrante e estatuto socioeconómico. O volume também explora o papel da educação na construção de habilidades dos jovens na solução de problemas de forma colaborativa.



Referência:
OCDE (2017), "Visão geral: resolução colaborativa de problemas", nos resultados do PISA 2015 (volume V): solução colaborativa de problemas , OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/9789264285521-6-en.



Sem comentários: