quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Salvador Dalí | Cartões de natal




Quando Salvador Dalí criou cartões de Natal que eram avant-garde demais para a Hallmark (1960)






A natureza do marketing na década de 2010, com todos os cruzamentos e colaborações inesperados da marca, deu origem a muitas parcerias comerciais estranhas. Mas, por puro valor de choque artístico, terão algumas delas superado o Natal de 1960, quando Salvador Dalí projetou cartões de Natal para a Hallmark? Esta parceria foi a rara interseção de uma empresa que construiu um império com expressões de amor e festividade amplamente atraentes e inofensivas e de um artista que  um dia disse: "Eu não uso drogas. Eu sou drogas".








"A Hallmark começou a reproduzir as pinturas e desenhos de artistas contemporâneos nos seus cartões de Natal no final dos anos 40, uma iniciativa liderada pela fundadora da empresa, Joyce Clyde Hall", escreve Ana Swanson , do Washington Post .

A arte de Pablo Picasso, Paul Cezanne, Paul Gauguin, Vincent Van Gogh e Georgia O'Keeffe deu uma reviravolta nos cartões de Natal da Hallmark." E assim, Swanson cita Hall como tendo escrito na sua autobiografia, "através da 'arte não sofisticada' dos cartões de felicitações, os maiores mestres do mundo foram mostrados a milhões de pessoas que de outra forma não teriam tido acesso a eles".







A Hallmark assinou com Dalí em 1959. O pintor de A persistência da memória e da crucificação (Corpus Hypercubus) pediu ao gigante do cartão de felicitações "$ 15.000 dólares em dinheiro antecipadamente por 10 designs de cartão de felicitações, sem sugestões da Hallmark aobre o assunto o medium, sem prazo e sem royalties ". Os desenhos de Dalí incluíam "versões surrealistas da árvore de Natal e da Sagrada Família", além de algumas imagens "vagamente perturbadoras", como um anjo sem cabeça a tocar alaúde e os três sábios sentados em camelos de aparência louca. A Hallmark acabaria por produzir apenas duas das cartas de Dalí, um presépio e uma representação da Madonna e da Criança. Infelizmente, mesmo essas imagens relativamente "domesticadas" não deram certo.








A "visão de Dalí", como Patrick Regan escreve, em Hallmark: A Century of Caring", era um pouco avant-garde para o comprador médio de cartões", e a resposta pública negativa logo convenceu a Hallmark a retirar os cartões de Dalí da sua linha de produtos - garantindo assim o seu futuro como itens de colecionador muito procurados. Por mais auspicioso que o casamento de Dalí e Hallmark possa parecer, o artista possuía um senso comercial mais alinhado com o de Joyce Clyde Hall: na sua vida, Dalí criou uma gama de produtos que variam de impressões de livros (incluindo um livro de receitas) a um baralho de cartas de tarot, e até apareceu em anúncios de televisão. Nem todos os seus empreendimentos foram bem-sucedidos, mas, como nos cartões de Natal da Hallmark, às vezes os insucessos são mais memoráveis ​​que os sucessos.



Referência (2019). When Salvador Dalí Created Christmas Cards That Were Too Avant Garde for Hallmark (1960), 25 de dezembro. Retrieved 26 december from http://www.openculture.com/2019/12/when-salvador-dali-created-christmas-cards-that-were-too-avant-garde-for-hallmark-1960.html (Tradução da nossa responsabilidade. A.J.)





Sem comentários: