quinta-feira, 16 de maio de 2019

Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação






O Dia Mundial das Telecomunicações (WTD) é celebrado anualmente, no dia 17 de maio, desde 1969. A data marca o aniversário da fundação da União Internacional de telecomunicações (International Telecommunication Union / ITU), em 17 de maio de 1865, quando foi assinada a primeira Convenção Telegráfica Internacional em Paris. Em 1973, o evento foi formalmente instituído na Conferência de Plenipotenciários da ITU em Málaga-Torremolinos, Espanha. Todos os anos, um tema atual é escolhido e os eventos que celebram esse tema ocorrem em todo o mundo.

Com o crescimento da importância da tecnologia da informação, juntamente com as telecomunicações - especialmente a Internet -, foi reconhecido que o tema precisava de ser trazido à atenção do público. Em 2005, a Cúpula Mundial sobre a Sociedade da Informação (WSIS) convidou a Assembleia Geral das Nações Unidas a declarar o dia 17 de maio como o Dia Mundial da Sociedade da Informação (WISD). A cimeira foi concebida para promover o desenvolvimento de um sistema de segurança social. A Assembleia Geral da ONU decidiu, em março de 2006, que o Dia Mundial da Sociedade da Informação (WISD) realmente ocorreria todos os anos no dia 17 de maio. Mais tarde, em 2006, a Conferência de Plenipotenciários da ITU, em Antalya, na Turquia, decidiu combinar as duas celebrações como um Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WISDI).

O objetivo do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WISDI) é ajudar empresas e economias, bem como formas de divisão digital. O Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (WISDI), tal como os seus antecessores, concentra-se num tema específico para cada evento.

O tema escolhido para 2019 é: Bridging the standardization gap / Colmatando a lacuna da padronização






Sem comentários: