quarta-feira, 22 de maio de 2019

Década internacional para a reaproximação das culturas









A Década Internacional para a Reaproximação das Culturas (IDRC) baseia-se no forte impulso criado e nas conquistas tanto da Década Internacional para uma Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo (2001-2010) como do Ano Internacional para a reaproximação das culturas (2010).

A atual onda de conflitos, atos de violência e intolerância exige ações urgentes. Povos e nações têm que unir forças para o desenvolvimento de uma consciência global universal livre de estereótipos e preconceitos. A Década Internacional para a Reaproximação das Culturas deve ser entendida como um compromisso para atender a essa urgente necessidade de levar em conta e demonstrar claramente novas articulações entre a diversidade cultural e os valores universais.

A “aproximação das culturas” implica que a segurança internacional e a inclusão social não podem ser alcançadas de forma sustentável sem o compromisso com princípios como a dignidade humana, o convívio e a solidariedade, que são as pedras angulares da convivência humana, em todas as fés e ideologias seculares.




Sem comentários: