segunda-feira, 27 de maio de 2019

Dia internacional das forças de manutenção da paz



29 de maio





Forças de manutenção de paz na Nigéria em missão de paz no Haiti
UN photo/Marco Dormino





Mensagem do Secretário Geral da ONU - António Guterres






Hoje homenageamos mais de um milhão de homens e mulheres que serviram como forças de manutenção de paz das Nações Unidas desde a nossa primeira missão em 1948.

Lembramos os mais de 3.800 funcionários que pagaram o preço final.

E expressamos a nossa mais profunda gratidão às 100.000 forças civis, policiais e militares de manutenção de paz instaladas em todo o mundo hoje e aos países que contribuem com essas mulheres e homens corajosos e dedicados.

Este ano, as Nações Unidas lembram os 20 anos da decisão do Conselho de Segurança mandatar a primeira missão de manutenção da paz para proteger os civis.

As forças de paz protegem homens, mulheres e crianças da violência todos os dias, muitas vezes com grande risco pessoal.

Nesse mesmo espírito, neste Dia Internacional, a Medalha de Coragem Excepcional do Capitão Mbaye Diagne vai ser concedida pela primeira vez.

Prestamos homenagem ao soldado Chancy CHITETE, um malauiano que serviu na República Democrática do Congo e morreu a tentar salvar a vida de um pacificador.

A manutenção da paz da ONU é um investimento vital na paz e segurança globais.

Mas isso exige um forte compromisso internacional.

É por isso que lançamos a iniciativa “Ação pela manutenção da paz”, que visa tornar as nossas missões mais fortes, seguras e adequadas ao futuro.

Para milhões de pessoas em situações afetadas por conflitos em todo o mundo, a manutenção da paz é uma necessidade e uma esperança. Vamos trabalhar juntos para tornar a manutenção da paz mais eficaz na proteção das pessoas e no avanço da paz.

António Guterres


Sem comentários: