terça-feira, 14 de maio de 2019

Dia Internacional da Luz



16 de maio



A luz e o seu tratamento são elementos essenciais das artes visuais e performativas, da literatura e do pensamento humano. Além do significativo simbolismo da luz nas obras de arte, filosofia ou ciências humanas, a conceção da luz, como evidenciam tais obras, evoluiu à medida que aumentou o nosso entendimento científico.[...]
Do nascimento do universo à criação de todas as espécies de novas tecnologias, dos rádios-X às ondas de rádio, em campos tão diversos como medicina, agricultura, energia, óptica e inúmeros outros, a luz moldou – e continua a moldar – o nosso mundo. Ao entender a luz, nós somos capazes de alcançar o maior progresso científico e tecnológico.”
Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay


No estado indiano de Odisha, os aldeões capturam peixes usando cestos em forma de cone e iluminação solar. 
Segundo o governo, 9,6 milhões de residências no estado têm eletricidade. Foto: Rubén Salgado Escudero




“Não me destrua antes do meu tempo, pois é doce olhar para a luz”.


Na peça “Ifigénia em Áulide”, de Eurípides, Ifigénia implora a seu pai, Agamemon, que não obedeça à ordem da deusa Artémis para a sacrificar. De todas as razões para permanecer viva, para Ifigénia, a mais importante é a doce contemplação da luz.

Aqui, a luz simboliza a vida e é a principal entre todas as outras determinantes. A luz vem em primeiro lugar; a luz permite-nos ver o mundo. A sua natureza essencial torna a luz uma preocupação central em todas as civilizações.

A importância da luz marca a arquitetura dos sítios do Patrimóio Mundial: as janelas circulares da Catedral de Notre Dame de Paris e a própria estrutura de Machu Picchu, projetada de acordo com o caminho do sol no céu.

A luz e o seu tratamento são elementos essenciais das artes visuais e performáticas, da literatura e do pensamento humano. Além do significativo simbolismo da luz em obras de arte, filosofia ou ciências humanas, a conceção da luz, como evidenciam tais obras, evoluiu à medida que aumentou o nosso entendimento científico.

A luz é um fenómeno natural que a ciência veio a entender e aprender a usar, e também desempenha um papel essencial em todas as ciências e nas suas aplicações práticas. Do nascimento do universo à criação de todas as espécies de novas tecnologias, dos rádios-X às ondas de rádio, em campos tão diversos como medicina, agricultura, energia, ótica e inúmeros outros, a luz moldou – e continua a moldar – o nosso mundo. Ao entender a luz, nós somos capazes de alcançar o maior progresso científico e tecnológico.

Todos os seus benefícios naturais e usos científicos e tecnológicos fazem com que a luz seja uma parte essencial da vida quotidiana das nossas sociedades; esses benefícios e usos fazem com que a luz seja uma questão importante para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

De importância particular são as questões que envolvem o acesso à luz elétrica, como um meio de melhorar o padrão de vida em países em desenvolvimento, assim como as questões relativas às fibras óticas usadas para conectar as pessoas de todo o mundo por meio da internet. As redes de comunicação que resultam daí podem levar a um maior intercâmbio cultural, e a mais justiça, responsabilidade e paz.

O Dia Internacional da Luz mostra a importância da luz na vida das pessoas, a sua importância em todas as áreas da vida. No ano passado, esse dia foi observado pela primeira vez em 87 países. Neste ano, o Dia Internacional da Luz será celebrado pela segunda vez e, por ocasião dessa comemoração, a UNESCO afirma o seu compromisso com a comunidade científica internacional e com o seu trabalho sobre esse assunto importantíssimo.

Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Luz




De importância particular são as questões que envolvem o acesso à luz elétrica, como um meio de melhorar o padrão de vida em países em desenvolvimento, segundo a UNESCO. Foto: EBC

Sem comentários: