sexta-feira, 17 de maio de 2019

Dia internacional dos museus / Noite internacional dos museus 2019


18 de maio







O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.

Para 2019, o tema escolhido é: Os museus como plataformas culturais - Museus e cidadania. 

Numa sociedade sujeita a constantes transformações, os museus são plataformas culturais que, para além da sua missão de colecionar, conservar, comunicar, investigar e expor, devem proporcionar aos visitantes as oportunidades de criar, compartilhar e interatuar. Assim, e cada vez mais, estas instituições concentram-se nas suas comunidades, auscultando as necessidades e os interesses das mesmas, procurando ir ao seu encontro, reinventando-se e definindo estratégias inovadoras para atrair diversos públicos.

Este ano, na Noite Internacional dos Museus, uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, os museus portugueses organizam múltiplas atividades – espetáculos de teatro e dança, concertos, visitas guiadas e encenadas, entre muitas outras -, convidando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno.

CONSULTE O PROGRAMA!




Sem comentários: