sábado, 11 de maio de 2019

Dia mundial das aves migratórias


11 de maio


Proteja as aves: seja a solução para a poluição dos plásticos!







A Convenção sobre Espécies Migratórias (CMS), o African-Eurasian Waterbird Agreement (AEWA) e Meio Ambiente para as Américas (EFTA) uniram forças para fortalecer o reconhecimento e a valorização das aves migratórias. Este ano, o tema do Dia Mundial das Aves Migratórias é “Proteja as aves: seja a solução para a poluição dos plásticos” e vai colocar os holofotes sobre o impacto da poluição de plástico sobre as aves migratórias e seus habitats.


Plástico e meio ambiente


Com uma produção anual de mais de 300 milhões de toneladas, o plástico é um dos materiais mais utilizados no mundo. O que muitas vezes escapa à atenção é o facto de ser usado por um curto espaço de tempo, por comparação com o seu ciclo de vida - 20 a 500 anos. Leve e projetado para durar, as peças descartadas de plástico são facilmente transportadas para os ecossistemas através das forças da natureza causando sérias ameaças às espécies migratórias em todo o mundo. Estima-se que 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos oceanos todos os anos. Para piorar a situação, o plástico não se limita dissolver-se. Dividido em pequenas partículas pela água, pela luz solar e pelo vento, leva, frequentemente, a casos letais de ingestão e emaranhamento.

Como é que o plástico afeta as aves

Infelizmente, ter asas não ajuda os pássaros a escapar da ameaça do plástico. Os pássaros mortos com estômagos cheios de plástico, emaranhados e sufocados por anéis de plástico e redes são consequências muito reais do perigo que o plástico representa para os pássaros e outros animais selvagens.

Ingestão

Os comportamento de forrageamento fazem com que as aves marinhas estejam propensas a ingerir plásticos, de utilização única, cobertos de algas, que flutuam na superfície da água, tais como sacos, garrafas e palhinhas, que podem ser facilmente confundidis com a presa, tanto pela forma como pelo cheiro. Involuntariamente, as aves alimentam-se de plástico para alimentar os seus filhotes que são ainda mais vulneráveis ​​devido aos seus órgãos subdesenvolvidos.

Em casos de ingestão, os danos causados ​​pelo plástico dependem da sua forma. As partículas de plástico afiado causam a morte imediata por perfuração dos órgãos internos. O consumo de plástico leva a uma sensação crónica de fome e inanição, pois cria a ilusão de ter o estômago cheio, mas sem qualquer valor nutricional. A toxicidade dos produtos químicos de revestimento de plástico é uma ameaça adicional.


Emaranhamento

As camadas de plástico que cobrem as zonas húmidas levam a muitos casos de emaranhamento e de armadilhagem. As redes de pesca abandonadas são uma das causas mais comuns que levam a um fenómeno chamado de "pesca fantasma". As aves capturadas ou ficam feridas e com infeções ou acabam por se afogar. Muitas vezes, as aves presas ficam limitadas nos seus movimentos e facilmente se tornam presa de outros animais.


O que pode ser feito para evitar o problema?


O número de aves marinhas que todos os anos morrem dos efeitos de plástico é atualmente de cerca de 1 milhão, com tendência a aumentar. As Pesquisas destacam a urgência da questão: cerca de 90 por cento das aves marinhas têm plástico nas suas entranhas, mas, a este ritmo, a proporção de aves marinhas que ingerem plástico irá atingir os 99 por cento até 2050.

Estudos mostram que os projetos locais sobre a gestão de resíduos de plástico produzem resultados num curto período de tempo. Assim, o bom senso e a consciência podem ajudar a conter a maré gigante de plástico. A comunidade internacional precisa de tomar medidas urgentes para mitigar lesões desnecessárias e a mortalidade das aves migratórias devido à poluição de plástico. O Dia Mundial das Aves Migratórias 2019 é uma oportunidade única para unir esforços para enfrentar o grave problema da poluição do plástico e para destacar os seus efeitos negativos sobre as aves migratórias. Vamos unir as nossas vozes para resolver rapidamente esta crescente preocupação ambiental!


O que fazer para combater a poluição de plástico?

Reduzir, reutilizar e reciclar - Limitar o uso de materiais plásticos e substituí-los por alternativas ecológicas, usar e dispor de plásticos de forma sustentável

Limpar - Junte-se a atividades de limpeza na sua área, seja na praia ou ao longo dos rios

Espalhe a palavra - apoie a ação local e global contra o uso excessivo, desnecessário do plástico e a sua eliminação





Dia Mundial das Aves Migratórias - Recursos 



Sem comentários: