quarta-feira, 15 de maio de 2019

Miúdos a votos









A Rede de Bibliotecas Escolares e a revista Visão Júnior, realizaram, pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa “Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?”.

Este projeto visa cumprir um duplo objetivo: estimular o gosto pela leitura e promover o exercício da cidadania, valorizando a importância do voto como forma de expressão da opinião e de intervenção cívica.


Pretende-se que os alunos (do 1.º ciclo do ensino básico ao secundário) entendam e participem na organização de um processo eleitoral. Os estudantes começaram por nomear o livro que queriam como candidato a estas eleições, numa espécie de primárias. Os títulos que reuniram um maior número de candidaturas integraram as listas da votação nacional, que este ano decorreu no dia 15 de março. Entre o final de janeiro e a votação, os alunos fizeram campanha eleitoral, incluindo comícios, debates, cartazes e até tempos de antena, seguindo exatamente as mesmas regras de umas eleições políticas. 

Este ano letivo, 78 382 crianças e jovens votaram nas eleições nacionais, envolvendo mais de 700 escolas. Assim, esta iniciativa abrangeu mais 18 719 alunos do que no ano passado. Os resultados são, como habitualmente, trabalhados pela Pordata. 


Nº de escolas que votaram
1º ciclo – 294 
2º ciclo – 196 
3º ciclo – 188 
Secundário – 49 


Nº de votos: 
1º ciclo – 33733 
2º ciclo – 22479 
3º ciclo – 19229 
Secundário – 2941 


Os livros considerados "mais fixes" pelos alunos portugueses serão revelados numa cerimónia, em que participam alunos vindos de escolas de todas as regiões do país. Este ano será a Fundação Calouste Gulbenkian a acolher este evento, no dia 31 de maio, entre as 10 e as 17:30 horas.

A cerimónia final ocorrerá a partir das 14:00h, no Auditório 2, e incluirá a apresentação de uma seleção dos melhores momentos da campanha eleitoral, encontro com escritores portugueses, uma homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, no centenário do seu nascimento e o anúncio dos livros mais votados. Estarão presentes mais de 400 alunos de todos os ciclos de ensino.



Sem comentários: