sexta-feira, 10 de maio de 2019

+Leitur@s sobre Eça de Queirós


Novas Leituras Queirosianas - O primo Basílio e outras produções






Autor: Giuliano Lellis Ito Santos; Luciene Marie Pavanelo; Hélder Garmes (Orgs.)
Título: Novas Leituras Queirosianas - O primo Basílio e outras produções 
Editora: (2019). Editorafi.org
ISBN: 978-85-5696-585-1
Nº de pág.: 499







"O livro que temos em mãos é fruto do trabalho de dois anos de discussões em torno de O primo Basílio, de Eça de Queirós, promovidas pelo Grupo Eça, registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

[...]

A presente coletânea é dividida em dois blocos, o primeiro voltado ao estudo de O primo Basílio e o segundo voltado a outras obras, para além do romance em foco, cada um contendo três subdivisões. Os primeiros quatro capítulos se dedicam a refletir sobre a presença de O primo Basílio em Portugal e em outros países de língua portuguesa. Hélder Garmes abre o volume discutindo a forma como Moniz Barreto, crítico oitocentista nascido em Goa, abordou o romance queirosiano. A seguir, Giorgio de Marchis faz uma análise de Casa de pensão, do escritor brasileiro Aluísio Azevedo, como uma tentativa de emulação de O primo Basílio. Cristiane Navarrete Tolomei, por sua vez, mostra como a obra de Eça aparece num periódico lisbonense entre as duas décadas finais do século XX e o início do século XXI. Já o ensaio de Francisco Maciel Silveira rastreia as resenhas saídas na época da publicação do romance de Eça em periódicos do Rio de Janeiro, a destacar a polémica envolvendo Machado de Assis. 
A segunda parte do livro trata da crítica social em O primo BasílioO capítulo de Giuliano Lellis Ito Santos explora a questão do decoro e do moralismo no romance. Patrícia da Silva Cardoso, de outra perspectiva, procura demonstrar que a obra é permeada pelo imaginário de cariz diabólico. Eduino José de Macedo Orione analisa as implicações micropolíticas no espaço doméstico presente na narrativa queirosiana, enquanto Rosane Gazolla Alves Feitosa se debruça sobre a forma como a nação é problematizada em seus aspectos sociais, políticos e culturais. 

A terceira parte focaliza a questão feminina presente em O primo Basílio. Ana Marcia Alves Siqueira busca discutir as relações pautadas pela violência, sobretudo entre Luísa e Juliana. Henrique Marques Samyn tece considerações acerca da prostituição no imaginário oitocentista, a partir do episódio em que Luísa considera a possibilidade de obter dinheiro negociando serviços sexuais com o banqueiro Castro. Alana de O. Freitas El Fahl, por sua vez, traça um paralelo entre Juliana e Dona Plácida, de Memórias póstumas de Brás Cubas. Juliana é novamente alvo de investigação, agora em comparação com a personagem Joana, no capítulo de Marcio Jean Fialho de Sousa. Para fechar essa abordagem, as personagens femininas queirosianas são estudadas por José Roberto de Andrade em suas relações com a cozinha e os afazeres domésticos. 

A seção seguinte, que inicia o segundo bloco do livro, abarca ensaios sobre outras obras de Eça de Queirós, não necessariamente centradas em O primo Basílio. Carlos Reis analisa o conselheiro Acácio, figura que reaparece em A correspondência de Fradique Mendes. Antonio Augusto Nery reflete em que medida as proposições contidas no folheto “O adultério”, de As Farpas, reverberaram na construção das personagens e do discurso narrativo de O primo Basílio. Luciene Marie Pavanelo, por outro lado, discute sobre a forma como a pátria do presente e do passado é representada em A ilustre casa de Ramires. O capítulo de Silvio Cesar dos Santos Alves aborda a flânerie em O crime do padre Amaro, Os Maias e O primo Basílio. Já o de José Carvalho Vanzelli foca nas reflexões do jovem escritor acerca da política colonialista portuguesa. 

A quinta divisão do volume apresenta alguns diálogos entre Eça e outros autores. O capítulo de Benjamin Abdala Junior propõe uma leitura comparada entre as produções de José Saramago e do escritor de A Relíquia a partir da questão da religiosidade. Paulo Motta Oliveira investiga as semelhanças entre os primos Basílio e Charles, do romance de Balzac Eugenie Grandet. Daiane Cristina Pereira, por sua vez, reflete sobre as aproximações entre Luísa, Emma Bovary e Ana Karénina, enquanto Jean Carlos Carniel compara um conto de Prosas Bárbaras com “O poço e o pêndulo”, de Edgar Allan Poe. A seguir, o trabalho de Breno Góes associa a crítica escrita por Machado de Assis sobre O primo Basílio à Aula, de Roland Barthes. 

A última parte do livro trata das relações entre a obra de Eça e as outras artes. Isabel Pires de Lima examina a forma como a pintora Paula Rego representa O primo Basílio. Maria Zilda da Cunha, Maria Auxiliadora Fontana Baseio e Ricardo Iannace focam nos diálogos entre o romance queirosiano, o conto “No Moinho”, de 1902, e a transposição fílmica de 2007. O capítulo de Flavia Maria Corradin analisa os paralelos entre a peça Madame, de Maria Velho da Costa, e os romances Os Maias e D. Casmurro. Já o de Danilo Silvério se dedica ao estudo das personagens de O primo Basílio como integrantes de uma peça teatral."

"Introdução" a Novas Leituras Queirosianas - O primo Basílio e outras produções




Sem comentários: