quarta-feira, 8 de maio de 2019

Dia da Europa



9 de maio
#9Maio #EUDay



O Dia da Europa, assinalado a 9 de maio de cada ano, simboliza a celebração da paz e da unidade do continente europeu.

No Dia da Europa, comemorado todos os anos a 9 de maio, celebram-se a paz e a unidade do continente europeu. Esta data assinala o aniversário da histórica «declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, o então ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus.

A ideia era criar uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço, fundada nos valores da liberdade, democracia e respeito pelos diretos humanos. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. 

Considera-se que a atual União Europeia teve início com a proposta de Robert Schuman.

Este ano, o Dia da Europa celebra-se em Braga. Carlos Moedas, Rui Veloso, Kátia Guerreiro e Hugo Van Der Ding participam numa série de eventos co-organizados pela Comissão Europeia em Portugal, pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, pelo Banco Europeu de Investimento e pela Câmara Municipal de Braga.




Comissão Europeia - Sobre a política escolar











A UE é identificada por uma série de símbolos, sendo o mais conhecido de todos um círculo de estrelas amarelas num fundo azul.

Estas páginas apresentam outros símbolos da Europa, como a divisa e o hino europeus.



🌼🌼🌼



Sem comentários: