sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Webinar | Dia Internacional da Língua Materna

 

21 de fevereiro






A nossa língua materna tem “Termos e Condições” com implicações complexas para identidade, comunicação, integração social, educação e desenvolvimento.

Os idiomas abrem portas, conectam culturas e tornam o mundo um lugar melhor.

O Dia Internacional da Língua Materna foi criado pela @UNESCO para promover a diversidade linguística e cultural e o multilinguismo. Sociedades multilíngues e multiculturais existem através das suas línguas que transmitem e preservam conhecimentos e culturas tradicionais de forma sustentável. A UNESCO acredita na importância da diversidade cultural e linguística para sociedades sustentáveis. Está dentro do seu mandato para a paz preservar as diferenças de culturas e línguas que promovem a tolerância e o respeito pelos outros.

 
"A tecnologia pode fornecer novas ferramentas para proteger a diversidade linguística. Tais ferramentas, por exemplo, facilitando sua divulgação e análise, nos permitem registrar e preservar línguas que às vezes existem apenas na forma oral. Simplificando, elas fazem dos dialetos locais uma herança compartilhada. , porque a Internet representa um risco de uniformização linguística, devemos também estar cientes de que o progresso tecnológico servirá ao plurilinguismo apenas enquanto nos esforçarmos para que o faça".
— Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna


O tema do Dia Internacional da Língua Materna de 2022,Usando a tecnologia para a aprendizagem multilíngue: desafios e oportunidades”, discutirá o papel potencial da tecnologia para promover a educação multilíngue e apoiar o desenvolvimento de ensino e aprendizagem de qualidade para todos.

Para celebrar este Dia, a UNESCO organiza um webinar em 21 de fevereiro, das 11h às 13h, horário de Paris), onde serão explorados os seguintes temas: 
  • Reforço do papel dos professores na promoção do ensino e aprendizagem multilingues de qualidade.
  • Reflexão sobre as tecnologias e seu potencial para apoiar o ensino e a aprendizagem multilíngue

Sem comentários: