sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

Mais mulheres em STEM!

 

#WomenInScience
Dia Internacional das mulheres e meninas na Ciência




As carreiras profissionais não têm género



Mensagem conjunta de Sima Bahous, Diretora Executiva da ONU Mulheres e Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO por ocasião do Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, 11 de fevereiro


Os principais desafios que o mundo enfrenta hoje, do COVID-19 às mudanças climáticas, precisam das nossas mentes científicas mais brilhantes para os resolver. No entanto, apenas um em cada três cientistas é uma mulher. Essa disparidade gritante não apenas limita a nossa capacidade de encontrar soluções para os nossos desafios comuns, mas também nos impede de construir as sociedades de que precisamos. E a disparidade é sistémica.

As mulheres também permanecem sub-representadas entre os cientistas seniores na academia. De acordo com o Relatório de Ciência da UNESCO de 2021 , elas recebem menos financiamento de pesquisa do que os homens e têm menos probabilidade de serem promovidas. Também no setor privado, as mulheres estão menos presentes na liderança das empresas e em cargos técnicos nas indústrias de tecnologia. A falta de igualdade de oportunidades no local de trabalho está a afastar as mulheres das profissões de investigação.

Devemos colocar o princípio da igualdade em ação para que a ciência funcione para as mulheres, porque muitas vezes trabalha contra elas – por exemplo, quando algoritmos perpetuam os preconceitos dos seus programadores. Apesar da escassez de mão de obra nesse campo, estudos mostram que as mulheres representam apenas 22% dos profissionais que trabalham em inteligência artificial e 28% dos graduados em engenharia. E quando fundaram as suas próprias start-ups, as mulheres recebem menos de 3% do capital de risco total em comparação com os homens.

O primeiro passo para mudar isso é oferecer mais oportunidades em ciência e inovação para as mulheres. É por isso que a UNESCO e a ONU Mulheres se esforçam para colocar as meninas na educação científica e para garantir seu lugar de direito nessas profissões e indústrias.

No ano passado, o Generation Equality Forum lançou a Action Coalition on Technology and Innovation for Gender Equality. O seu objetivo é duplicar a proporção de mulheres que trabalham na tecnologia e inovação até 2026 e garantir que as mulheres e as meninas participem plenamente na busca de soluções para os problemas grandes, complexos e interdisciplinares que enfrentamos. Fazer isso requer soluções positivas para aumentar a representação, bem como a vigilância constante para erradicar a discriminação de longa data e o preconceito inconsciente.

Trabalhar em conjunto nos setores público e privado e entre gerações pode trazer mudanças positivas, como eliminar os estereótipos de género na educação e implementar políticas para atrair e apoiar mulheres cientistas na força de trabalho.

A ciência deriva da curiosidade universal que nos torna humanos, fazendo as perguntas que são comuns a todos nós. Precisamos urgentemente disso para construir ecossistemas de ciência e tecnologia mais inclusivos, transformadores e responsáveis, livres de preconceitos e discriminação. Ao fazê-lo, poderemos acelerar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e enfrentar os desafios que afetam a todos nós.

Joint message from Ms Sima Bahous, Executive Director of UN Women and Ms Audrey Azoulay, Director-General of UNESCO on the occasion of the International Day of Women and Girls in Science, 11 February. (2022). Retrieved 11 February 2022, from https://www.unwomen.org/en/news-stories/statement/2022/02/joint-message-from-ms-sima-bahous-executive-director-of-un-women-and-ms-audrey-azoulay-director-general-of-unesco-on-the-occasion-of-the-international-day-of-women-and-girls-in-science-11-february






Mais mulheres em #STEM!
A realidade é impressionante: ⚠️ Apenas 33% dos cientistas são mulheres. Este campo ainda é fortemente dominado por homens.



Sem comentários: