sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Re|Formar as políticas para a criatividade

 

RE | SHAPING POLICIES FOR CREATIVITY
Addressing culture as a global public good
UNESCO 2022

 

Download |


Breve resumo

Cultura e criatividade representam 3,1% do Produto Interno Bruto (PIB) global e 6,2% de todo o emprego. As exportações de bens e serviços culturais dobraram de valor a partir de 2005 [...] e são um dos setores económicos mais novos e de mais rápido crescimento do mundo. 

Os desafios também fazem da economia criativa um dos setores mais vulneráveis ​​que muitas vezes é negligenciado pelo investimento público e privado.

Os setores cultural e criativo foram os mais atingidos pela a pandemia, com mais de 10 milhões de empregos perdidos somente em 2020. O investimento público em cultura tem diminuído na última década e as profissões criativas permanecem, em geral, instáveis ​​e pouco regulamentadas. Embora a cultura e o entretenimento sejam os principais empregadores das mulheres  (48,1%), a igualdade de género é uma perspetiva distante. Além disso, apenas 13% das revisões nacionais voluntárias do progresso em direção à Agenda 2030 reconhecem a contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável. As disparidades entre países desenvolvidos e em desenvolvimento são significativas, com os países desenvolvidos liderando o comércio de bens e serviços culturais – respondendo por 95% do total das exportações de serviços culturais.

A pandemia do COVID-19 vem lembrar que nenhum país sozinho pode forjar a proteção e promoção da diversidade dentro de seu território e fora dele. O valor da cultura como bem público global deve ser valorizado e preservado em benefício das gerações presentes e futuras.

O relatório Re|Formar as políticas para a criatividade Abordar a cultura como um bem público global oferece novos dados perspicazes que lançam luz sobre as tendências emergentes a nível global, além de apresentar recomendações de políticas para promover ecossistemas criativos que contribuam para um mundo sustentável até 2030 e além.


Sem comentários: