sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Dia Internacional da Língua Materna


21 de fevereiro de 2022



7.000. Esse é o número de idiomas falados em todo o mundo hoje.
A diversidade linguística é o nosso tesouro comum repleto de herança cultural e intelectual.
Devemos preservá-lo!




Ao manifestar o desejo de se reencontrar com a sua linguagem, Hamet, o menino criado pelo escritor Diadié Dembélé, expressa uma necessidade universal e fundamental. De fato, toda a língua tem um certo ritmo, uma certa maneira de abordar as coisas, de pensar sobre elas. Aprender ou esquecer uma língua não é, portanto, apenas adquirir ou perder um meio de comunicação. Trata-se de ver um mundo inteiro aparecer ou desaparecer.

Desde o primeiro dia de aulas, muitos alunos têm a experiência ambivalente de descobrir uma língua - e o mundo de ideias que a acompanha - e esquecer outra: a língua que conhecem desde a infância. Em todo o mundo, quatro em cada dez alunos não têm acesso à educação na língua que falam ou entendem melhor; como resultado, a base para sua aprendizagem é mais frágil.

Este distanciamento da língua materna afeta-nos a todos, pois a diversidade linguística é um bem comum. E a proteção da diversidade linguística é um dever.

A tecnologia pode fornecer novas ferramentas para proteger a diversidade linguística. Tais ferramentas, por exemplo, facilitando a sua divulgação e análise, permitem-nos registar e preservar linguagens que às vezes existem apenas na forma oral. Simplificando, elas fazem dos dialetos locais uma herança partilhada.

No entanto, como a Internet representa um risco de uniformização linguística, também devemos estar cientes de que o progresso tecnológico servirá ao plurilinguismo apenas enquanto nos esforçarmos para que isso aconteça. O desenho de ferramentas digitais em vários idiomas, o suporte ao desenvolvimento de media e o suporte ao acesso à conectividade: tudo isso precisa de ser feito para que as pessoas possam descobrir diferentes idiomas sem abrir mão das suas respetivas línguas maternas.

A Década Internacional das Línguas Indígenas, que começou este ano, deve, ao canalizar os esforços de pesquisadores, locutores e palestrantes, dar um novo impulso à proteção desses inestimáveis ​​repositórios de know-how e visões de mundo. Como agência líder do trabalho relacionado com a Década, a UNESCO está totalmente comprometida com essa causa.

Neste dia internacional, exorto, assim, todos os que podem fazê-lo a defender a diversidade linguística e cultural, que constitui a gramática universal da nossa humanidade partilhada.

Mensagem de Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna (IMLD), 21 de fevereiro de 2022




#MotherLanguageDay
What's your mother language?




📌 Consulte o Atlas das Línguas do Mundo em Perigo da UNESCO.



Sem comentários: