terça-feira, 25 de agosto de 2020

Relatório | Juventude e Agenda 2030

 















Download


O Relatório Mundial da Juventude: Juventude e Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, elaborado pelo Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas, examina as funções de apoio mútuo da nova agenda e os esforços atuais de desenvolvimento da juventude e fornece um interface entre as políticas globais no âmbito económico, social e ambiental e de ação nacional. O Relatório Mundial da Juventude das Nações Unidas, publicação bianual, oferece aos Estados Membros e outras partes interessadas informações e análises para fazer um balanço do progresso feito ao abordar as questões da juventude, avaliar as lacunas políticas e mapear possíveis respostas políticas.

Este relatório fornece uma visão sobre o papel dos jovens no desenvolvimento sustentável no contexto da implementação da Agenda 2030 para a Sustentabilidade Desenvolvimento e estruturas relacionadas [...]. 

Longe de serem meros beneficiários da Agenda 2030, os jovens têm sido arquitetos ativos no seu desenvolvimento e continuam a estar envolvidos nas estruturas e processos que suportam sua implementação, acompanhamento e revisão. A adoção da Agenda 2030 representou o culminar de um extenso processo de três anos envolvendo os Estados Membros e a sociedade civil, incluindo organizações de jovens, no desenvolvimento de metas e objetivos específicos - e marcou o início de uma jornada de 15 anos para alcançar desenvolvimento sustentável até 2030.

Hoje, há 1,2 bilhão de jovens de 15 a 24 anos, representando 16 por cento da população global. O envolvimento ativo da juventude na sustentabilidade esforços de desenvolvimento são fundamentais para alcançar a sustentabilidade, sociedades inclusivas e estáveis ​​até à data prevista, e para evitar as piores ameaças e desafios para o desenvolvimento, incluindo os impactos das mudanças climáticas, desemprego, pobreza, desigualdade de género, conflito e migração.

Todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são críticos para o desenvolvimento da juventude. No entanto, este Relatório foca principalmente as áreas da educação do emprego, destacando a realização de submetas sob essas metas como fundamental para o desenvolvimento geral da juventude. Questões relacionadas com outras metas, incluindo igualdade de género, saúde, redução da desigualdade, combate à pobreza e à fome e ação sobre questões ambientais e mudanças climáticas são também abordadas, de forma sucinta, no âmbito deste Relatório

Sem comentários: