domingo, 9 de agosto de 2020

Dia Internacional dos Povos Indígenas

 

9 de agosto


Imagem





Os povos indígenas estão entre as populações 
mais vulneráveis ​​do mundo.

2020_IDWIP_4_S (1) .jpg



O tema deste ano é COVID-19 e a resiliência dos povos indígenas. A comemoração virtual contará com um painel de discussão interativo sobre as formas inovadoras como os povos indígenas continuam a demonstrar resiliência e força diante da pandemia enquanto enfrentam graves ameaças à sua sobrevivência. O objetivo é destacar como a preservação e promoção dos conhecimentos e práticas tradicionais dos povos indígenas podem ser aproveitadas de forma mais completa durante esta pandemia. Os palestrantes partilharão boas práticas com o público por meio de um evento virtual interativo que se concentrará em construir de volta mais forte.


Por que razão os povos indígenas estão em desvantagem nesta pandemia?





Os seus desafios são os nossos desafios

As comunidades indígenas já enfrentam uma série de desafios, e a infeliz realidade atual é que os efeitos da pandemia COVID-19 estão a piorar ainda mais esses desafios.

As comunidades indígenas já enfrentam problemas de acesso a cuidados de saúde, taxas significativamente mais altas de doenças, falta de acesso a serviços essenciais, saneamento e outras medidas preventivas importantes, como água limpa, sabão, desinfetante, etc. Da mesma forma, a maioria das instalações médicas locais próximas são frequentemente sub-equipadas e com pessoal insuficiente. Mesmo quando os povos indígenas podem ter acesso aos serviços de saúde, eles podem enfrentar estigma e discriminação. Um fator-chave é garantir que os serviços e instalações sejam fornecidos em línguas indígenas, conforme apropriado à situação específica dos povos indígenas.

Os estilos de vida tradicionais dos povos indígenas são uma fonte da sua resiliência e também podem representar uma ameaça neste momento na prevenção da propagação do vírus. Por exemplo, a maioria das comunidades indígenas organiza regularmente grandes encontros tradicionais para marcar eventos especiais, por exemplo, colheitas, entrada na idade adulta,  etc. Algumas comunidades indígenas também vivem em habitações multigeracionais, o que coloca os povos indígenas e suas famílias, especialmente os idosos, em risco.

Além disso, os povos indígenas já enfrentam a insegurança alimentar por causa da perda das suas terras e territórios tradicionais ou mesmo dos efeitos das mudanças climáticas. Eles também enfrentam desafios ainda mais graves para ter acesso aos alimentos. Com a perda dos seus meios de subsistência tradicionais, muitas vezes baseados na terra, muitos povos indígenas, que trabalham em ocupações tradicionais e economias de subsistência ou no setor informal, serão adversamente afetados pela pandemia. A situação das mulheres indígenas, que muitas vezes são as principais provedoras de alimentos e nutrição para suas famílias, é ainda mais grave.

A fim de aumentar a consciência sobre as necessidades dos povos indígenas, a cada 9 de agosto comemora-se o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo. Especialmente agora, eles precisam de nós. Especialmente agora, precisamos do conhecimento, vozes e sabedoria tradicionais dos povos indígenas.

Fonte: Página das Nações Unidas sobre O Dia Internacional dos Povos Indígenas

Sem comentários: