quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Como eram os imperadores romanos ?


Retratos fotorrealistas

“o que estou a fazer é uma interpretação artística de uma interpretação artística.” - Daniel Voshart.



Representações de Inteligência Artificial dos imperadores romanos Augusto (à esquerda) e Maximinus Thrax (à direita)
com as suas estátuas. Imagem de Daniel Voshart


Podemos passar a vida inteira a ler histórias da Roma antiga sem saber como era a aparência de nenhum dos seus imperadores. Ou melhor, sem saber exatamente como eram: sendo os líderes da entidade política mais poderosa do mundo ocidental, eles tinham as suas semelhanças estampadas em moedas e gravadas em bustos como uma coisa natural. Mas as representações desse tipo de artista inevitavelmente vêm com um certo grau de licença artística, uma tendência a moldar características em formas ligeiramente mais imperiais. Ver os rostos dos imperadores romanos como veríamos se estivéssemos a passar por eles na rua é uma experiência que só foi possível com a alta tecnologia, e a alta tecnologia foi desenvolvida dezasseis séculos após a queda do Império Romano.



Uma impressão, agora disponível para compra, de todos os imperadores romanos fotorrealistas de Voshart. 
Imagem de Daniel Voshart


"Usando a ferramenta de rede neural Artbreeder, Photoshop e referências históricas, criei retratos fotorrealistas de imperadores romanos", escreve o designer Daniel Voshart. "Para este projeto, transformei ou restaurei (rachaduras, narizes, orelhas, etc.) 800 imagens de bustos para formar os 54 imperadores do Principado (27 aC a 285 dC)."

A principal tecnologia que permite ao Artbreeder combinar imagens de rostos de maneira convincente é o que se chama de "rede adversária geradora" (GAN). "Alguns chamam de Inteligência Artificial", escreve Voshart, "mas é mais precisamente descrito como Aprendizagem de Máquina." James Vincent, do The Verge, escreve que Voshart alimentou "imagens de imperadores que recolheu de estátuas, moedas e pinturas e, em seguida, ajustou os retratos manualmente com base em descrições históricas, devolvendo-os ao GAN".







Na mistura também entraram "imagens de alta resolução de celebridades": Daniel Craig em Augusto, André, o Gigante, em Maximinus Thrax (que se acredita ter recebido a sua "mandíbula de lanterna e estrutura montanhosa" por um distúrbio da glândula pituitária como o que afetou o lutador colossal). Isso explica parcialmente por que alguns desses imperadores estranhamente realistas - as maiores celebridades de seu tempo e lugar, afinal - parecem vagamente familiares. Embora modelados o mais próximo possível a partir de homens que realmente viveram, esses rostos exatos nunca existiram de fato. 



Augusto, 27 aC - 19 dC



Tibério, 14-37



Calígula, 37-41




Claudius, 41-54


Nero, 54-68




Conheça o Projeto dos Imperadores Romanos aqui. Para obter informações sobre o projeto, visite aqui .


Fonte: 
Colin Marshall. What Did the Roman Emperors Look Like?: See Photorealistic Portraits Created with Machine Learning. Open Culture. 27 de agosto 2020


Sem comentários: