segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Como promover o 'shoshin'

 

Como promover 'shoshin' |  Psique

Ilustração: Harriet Lee-Merrion



É fácil para a mente fechar-se a novas ideias. Cultivar uma mente de iniciante ajuda-nos a redescobrir a alegria de aprender. Christian Jarrett



Precisa saber


O termo zen japonês shoshin pode ser traduzido como "mente de iniciante" e refere-se a um paradoxo: quanto mais sabemos sobre um assunto, maior é a probabilidade de fecharmos a mente para aprendermos mais. Como disse o monge zen Shunryu Suzuki no seu livro Zen Mind, Beginner's Mind (1970): "Na mente do iniciante há muitas possibilidades, mas na do especialista, poucas."

Muitos exemplos históricos demonstram como a mente especialista (ou que se sente especialista) pode levar a uma mente fechada e à obstrução do progresso científico. Em 1912, por exemplo, quando o geofísico e explorador alemão Alfred Wegener propôs - contrariando a sabedoria da época - que a Terra era composta de placas continentais em movimento, foi ridicularizado por geólogos especialistas em todo o mundo. Os seus compatriotas alemães referiram-se aos seus "desvarios delirantes", enquanto especialistas nos Estados Unidos o acusaram de vender pseudociência. Levaria décadas até que a ortodoxia fosse derrubada e a precisão de sua teoria fosse reconhecida.

Histórias semelhantes abundam. No meu próprio campo da neurociência, por exemplo, a crença no 'severo decreto' do lendário neurocientista espanhol Santiago Ramón y Cajal de que os humanos adultos são incapazes de desenvolver novos neurónios persistiu por décadas face às crescentes evidências contraditórias.

A arrogância intelectual não atinge apenas especialistas científicos estabelecidos. O simples facto de ter um diploma universitário num determinado assunto pode levar as pessoas a sobrestimar grosseiramente os seus conhecimentos. Num estudo pertinente, em 2015, pesquisadores da Universidade de Yale pediram aos graduados que avaliassem os seus conhecimentos sobre vários tópicos relevantes para os seus cursos e, em seguida, testaram a sua capacidade real de explicar esses tópicos. Os participantes frequentemente sobrestimavam o seu nível de compreensão, aparentemente confundindo o 'conhecimento máximo' que tinham na época em que estudaram na universidade com seu conhecimento atual consideravelmente mais modesto.

Infelizmente, assim como Suzuki escreveu e como anedotas históricas demonstram, há evidências de pesquisas de que até mesmo o sentir-se um especialista gera também uma mente fechada. Outro estudo consistiu em dar às pessoas a impressão de que eram relativamente especialistas num tópico (por exemplo, fornecendo-lhes pontuações inflacionadas em um teste de conhecimento político), o que as levou a estar menos dispostas a considerar outros pontos de vista políticos - um fenómeno que os pesquisadores chamam de 'efeito do dogmatismo merecido'.

As consequências do excesso de confiança intelectual podem ser vistas nos debates em torno de questões contemporâneas controversas. Tomemos a questão dos alimentos geneticamente modificados (GM), que são amplamente considerados seguros com base no conhecimento científico atual. A pesquisa mostrou que as pessoas que defendem as opiniões anti-GM mais fortes, acreditando que são prejudiciais, são as mais inclinadas a sobrestimar os seus conhecimentos relevantes.

Abordar os problemas com a mente de um iniciante ou uma boa dose de humildade intelectual pode ajudar a combater as desvantagens da arrogância intelectual. Pessoas que são mais humildes intelectualmente na verdade sabem mais, provavelmente porque são mais recetivas a novas informações. Da mesma forma, ser intelectualmente humilde está associado a uma mente aberta e a uma maior disposição para ser recetivo às perspetivas de outras pessoas - sem dúvida, apenas a tónica de que o nosso mundo politicamente febril precisa hoje.

Portanto, estimular a nossa própria mente de iniciante ajuda-nos a tornar-nos mais informados, menos confiantes e mais dispostos a envolver-nos com outras pessoas - características que também são cada vez mais procuradas por empregadores líderes. Ao praticarmos ser flexíveis em vez de dogmáticos, mais humildes e menos descarados, seremos sensíveis às perspetivas e necessidades das outras pessoas, tornando-nos uma irmã, irmão, pai, mãe, companheira e amiga melhor. Com os olhos e a mente bem abertos, é muito mais fácil desfrutar das maravilhas do mundo, crescer, aprender e ouvir.


O que fazer


Um primeiro passo importante para ter uma mente mais aberta é estabelecer um senso realista do nosso próprio conhecimento. Inúmeros estudos têm mostrado que a maioria de nós sobrestima a nossa compreensão sobre vários tópicos, desde como funciona um aspirador de pó até os detalhes de políticas políticas - um fenómeno denominado 'a ilusão de profundidade explicativa'. Felizmente, há uma maneira muito simples de lidar com essa forma de excesso de confiança intelectual: fazer um esforço para explicar um assunto ou tópico relevante para nós mesmos ou para outra pessoa em detalhe, em voz alta ou por escrito. Este exercício torna as lacunas do nosso conhecimento mais aparentes e explode a ilusão de especialização.

Se embarcar numa explicação completa parece pouco prático ou excessivamente árduo, há uma versão resumida que podemos tentar. Em 2016, psicólogos da Washington and Lee University, na Virgínia, mostraram que o mesmo efeito benéfico poderia ser alcançado simplesmente gastando alguns segundos refletindo sobre a nossa capacidade de explicar um determinado problema a um verdadeiro especialista 'passo a passo, de um modo casualmente organizado, sem lacunas na história '.

Outro grande obstáculo para ter a mente aberta é que somos naturalmente inclinados a procurar informações que apoiem ​​as nossas visões e crenças atuais - uma fraqueza humana conhecida como 'viés de confirmação'. Isso perpetua a mente fechada e torna-nos cada vez mais seguros do nosso próprio conhecimento.

Para combater o viés de confirmação, devemos estar conscientes disto. Lembrar-nos constantemente de que ele existe e tomar medidas ativas para trabalhar contra ele, buscando informações e perspetivas que contradizem a sua posição atual. Um estudo publicado em 1980, sugere que desafiarmo-nos ativamente dessa forma pode ser benéfico. Os voluntários receberam perguntas triviais, como "os sabinos faziam parte da (a) Índia antiga ou (b) da Roma antiga", e depois foram solicitados a avaliar a probabilidade das suas respostas estarem corretas. Como esperado, os voluntários tendiam a ter excesso de confiança na precisão das suas respostas. No entanto, os pesquisadores descobriram que era possível reduzir esse excesso de confiança simplesmente pedindo aos voluntários que listassem um motivo pelo qual cada uma das respostas escolhidas podia estar errada. “As pessoas interessadas em avaliar adequadamente o quanto sabem devem trabalhar mais arduamente no recrutamento e na avaliação das evidências”, escreveram os pesquisadores. 'No entanto, esse esforço extra provavelmente terá pouco valor, a menos que seja direcionado para o recrutamento de razões contraditórias.'

A maneira como pensamos sobre inteligência e especialização também é relevante para ter a mente mais aberta. A 'teoria da mentalidade de crescimento' argumenta que se virmos as aptidões como maleáveis ​​em vez de fixas, seremos capazes de aprender melhor. Embora a implementação desta teoria na educação formal tenha recebido algumas críticas ultimamente, muitos continuam a ver valor no conceito, e há uma lógica persuasiva na ideia de que a perspetiva das pessoas sobre a natureza da inteligência tende a encorajar a sua própria humildade intelectual. 

Uma série de estudos publicados em 2018 apoiou essa visão, mostrando que as pessoas que eram mais humildes intelectualmente também tendiam a ter uma 'mentalidade de crescimento' em relação à inteligência. Isso faz sentido - se acreditamos que a inteligência é algo com que fomos foi abençoados, ou não, então reconhecer (ou ativamente buscar expor) as lacunas no nosso próprio conhecimento e sabedoria pode ser ameaçador, servindo como evidência aparente de nossa inferioridade intelectual. Por outro lado, se vemos a inteligência como algo a ser desenvolvido, encontrar lacunas no nosso conhecimento não é tão ameaçador: em vez disso, abre novas oportunidades estimulantes de aprendizagem.

De forma promissora, o mesmo artigo de 2018 mostrou que pode ser possível fomentar a humildade intelectual incentivando uma mentalidade construtiva. Pedir a voluntários para ler um artigo científico sobre a maleabilidade da inteligência levou-os a pontuar mais alto numa medida de humildade intelectual e a serem mais abertos a outras perspetivas, em comparação com um grupo de controle. "Este estudo sugere que a humildade intelectual pode ser aumentada pelo menos temporariamente e aponta para uma mentalidade construtiva como um conjunto de crenças que parece capaz de fazer isso", disseram os pesquisadores.

Um passo final, mais prazeroso, que podemos dar para aumentar a nossa humildade intelectual, vem na forma de invocar deliberadamente em nós mesmos a emoção do temor. Vários estudos mostraram que a reverência acalma o ego e estimula a abertura epistemológica - isto é, uma maior disposição para olhar as coisas de maneira diferente e reconhecer as lacunas no conhecimento. A emoção também parece reduzir a necessidade das pessoas se sentirem satisfeitas com argumentos fechados e definidos.

Consideremos uma série de estudos publicados em 2019 que envolveu voluntários assistindo a vídeos inspiradores da natureza ou dos céus noturnos - isso levou-os a acreditar na pena de morte com menos convicção; ver os debates políticos como menos polarizados; e estar mais disposto a envolver-se com outras pessoas que tenham opiniões opostas sobre a imigração. Outro estudo publicado no mesmo ano, e que usava vídeos da natureza e uma experiência de realidade virtual da aurora boreal para induzir o espanto, mostrou que a emoção levou os voluntários a ter mais consciência das lacunas nos seus conhecimentos e a interessar-se mais pela ciência. Parafraseando Albert Einstein, os pesquisadores escreveram que 'aquele que nunca experimenta admiração deixa de descobrir'. A mensagem é simples: para aumentar a sua mente aberta, experimente olhar maravilhado para as estrelas.


Saber mais


Promover shoshin ou uma 'mente de iniciante' não é um esforço puramente individual. Há também uma importante dimensão social e interpessoal para o cultivo da abertura e da humildade. Acredita-se que a arrogância intelectual ou mente fechada resulte em parte de uma forma de defesa do ego. Não gostamos de descobrir (ou deixar que os outros saibam) que estamos errados ou somos ignorantes porque isso mina a nossa auto-estima. Num ambiente onde nos sentimos respeitados e seguros, esse medo é reduzido e estamos mais dispostos a expor o nosso ego à ameaça da incerteza e a reconhecer o que não sabemos. Isso sugere que, se e quando nos sentirmos apoiados e cuidados, estaremos mais inclinados a admitir as nossas falibilidades cerebrais.

Os pesquisadores testaram isso numa série de estudos publicados em 2018, descobrindo que as pessoas que achavam que os seus parceiros ou amigos eram mais responsivos (ou seja, gentis e compreensivos) também tendiam a ser mais humildes e abertas a outros pontos de vista. Um estudo semelhante de 2017 mostrou que as pessoas com um estilo de apego mais seguro (que se sentem confiantes nos seus relacionamentos) eram mais abertas a considerar contra-argumentos às suas crenças.

Esses estudos vêm lembrar que a humildade intelectual não ocorre no vácuo e que os nossos relacionamentos podem moldar o quão defensivos somos em relação aos nossos próprios conhecimentos e crenças. Ter a mente mais aberta ajuda sentir-nos amados e respeitados. Claro, isso também funciona ao contrário. Se desejamos que as pessoas à nossa volta sejam mais abertas, devemos pensar se lhes oferecemos respeito e compreensão para baixarem as suas defesas. Pessoas responsáveis ​​por instituições, como gerentes de empresas ou diretores de escolas, também podem considerar se estão a fazer o suficiente para fomentar uma cultura na qual as pessoas tenham confiança para admitir o que não sabem e para mudar a sua forma de pensar.

Uma última coisa a ter em mente é que pesquisas recentes sugerem que a humildade intelectual - ter shoshin ou uma abordagem de iniciante para a vida - é mais um estado do que uma característica. Isto é, varia dentro dos indivíduos, de situação para situação, mais do que varia entre as pessoas como um aspeto mais estável da personalidade. Isso sugere que a busca da humildade e da mente aberta é uma preocupação contínua, não uma meta que possamos marcar como concluída. Melhor dzeindo, não se esqueça de ser humilde quanto à sua humildade intelectual.



Pontos chave

Explique uma teoria ou ideia a si mesmo ou a outra pessoa. O excesso de confiança no seu próprio conhecimento e experiência alimenta a mente fechada. Ao tentar explicar uma ideia ou argumento a outra pessoa, terá uma noção mais realista do que faz e do que não sabe.

Discuta consigo mesmo. É uma parte essencial da psicologia humana estarmos inclinados a buscar conhecimento e informações que sejam consistentes com as nossas visões e crenças atuais. Tente estar mais consciente desse 'viés de confirmação' e, deliberadamente, neutralize-o debatendo consigo mesmo - procure evidências ou argumentos que desafiem a sua perspetiva atual.

Reconheça que a inteligência não é fixa, mas se acumula por meio da busca do conhecimento. Se acredita na maleabilidade do intelecto, isso é conhecido como ter uma 'mentalidade de crescimento' (em contraste, se vê as pessoas como essencialmente inteligentes ou ignorantes por natureza, então você tem uma 'mentalidade fixa'). Lembrando-se periodicamente de que a especialização é algo que se acumula por meio de estudo e esforço, você tem mais chances de desenvolver uma mentalidade construtiva e, por sua vez, isso o ajudará a ter a mente mais aberta.

Olhe para as estrelas. Contemple o céu noturno, dê um passeio na natureza ou ouça uma sinfonia emocionante. Quaisquer atividades que despertem em você a emoção de admiração (maravilhar-se com a enormidade e a beleza do mundo) aumentarão os seus sentimentos de humildade e inspirarão uma perspetiva mais aberta.


Christian Jarrett. How to foster ‘shoshin’. Psyche, 18 de maio de 2020. 
(Tradução da nossa responsabilidade. A.J.)

Sem comentários: