quinta-feira, 27 de agosto de 2020

COVID 19 | Nova ferramenta de pesquisa


A nova ferramenta de pesquisa da Google baseada na inteligência artificial ajuda os pesquisadores nas consultas sobre o Coronavírus

 
















                                   Blog do Google

           Ferramenta exploradora de pesquisa COVID-19



A equipa de inteligência artificial da Google lançou uma nova ferramenta para ajudar os pesquisadores a encontrar uma série de estudos, revistas e artigos sobre o coronavírus. A COVID-19 Research Exploration Tool é uma interface de pesquisa semântica que fica no topo do COVID-19 Open Research Dataset (CORD-19). 

A equipa afirma que os mecanismos de busca tradicionais são suficientes para responder a perguntas como "Quais são os sintomas do coronavírus?" ou "Onde posso fazer o teste no meu país?" No entanto, quando se trata de perguntas mais direcionadas, esses mecanismos de pesquisa e a sua abordagem baseada em palavras-chave falham em fornecer resultados precisos.

A nova ferramenta do Google ajuda os pesquisadores a resolver esse problema. O banco de dados CORD-19 tem mais de 50.000 artigos de periódicos e pesquisas relacionadas com o coronavírus. No entanto, uma simples busca por palavra-chave em motores tradicionais não produziria resultados confiáveis. A ferramenta da Google usa pesquisa semântica baseada na compreensão de linguagem natural (NLU) para responder a essas perguntas.


Fonte: Universo abertoBlog da Biblioteca de Tradução e Documentação da Universidade de Salamanca. 11 de maio de 2020.

Sem comentários: