quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Como o racismo e o classismo afetam os ecossistemas naturais

 

Donatas Dabravolskas / shutterstock


O racismo estrutural e o classismo podem afetar profundamente a existência da flora e da fauna nas nossas cidades, de acordo com uma publicação recente na revista académica Science .

Os ecossistemas urbanos são compostos por muitas interações complexas entre os sistemas sociais e naturais. O resultado é uma variedade de condições ambientais que não existiriam sem os humanos, como a poluição industrial, habitats sem biodiversidade e mudanças climáticas localizadas na forma de efeitos de ilhas de calor urbanas .

Mas essas condições podem ser distribuídas de forma desigual como resultado do racismo e classismo estruturais. A exposição desproporcional da ética negra, asiática e das minorias (BAME) e das comunidades pobres a condições ambientais desfavoráveis ​​é referida como “injustiça ambiental”. Este conceito também destaca a variabilidade de justiça e respeito pelos sistemas sociais e ecológicos, que podem ter efeitos profundos em organismos humanos e não humanos.

O principal autor do novo estudo, Christopher J. Schell, da Universidade de Washington, aponta que a riqueza da vizinhança tem sido associada a padrões de biodiversidade urbana - ou seja, áreas mais ricas costumam ter plantas mais diversificadas. Esse processo é conhecido como efeito de luxo. Moradores urbanos ricos normalmente têm acesso a melhores espaços verdes e mais cobertura vegetal e diversidade .

O efeito luxo também pode afetar os animais. Por exemplo, um estudo descobriu que o rendimento familiar previa uma maior abundância de aves migratórias, e outro descobriu que a diversidade de invertebrados era maior em bairros de alto rendimento. Além disso, a poluição industrial pode perturbar desproporcionalmente os ecossistemas naturais em bairros de baixos rendimentos, e os habitats altamente degradados (por exemplo, onde a terra natural foi desmatada) podem favorecer micróbios oportunistas e patogénicos e animais selvagens hospedeiros de patógenos humanos .



Crianças brincam perto de uma refinaria de petróleo em Los Angeles, Califórnia. Etienne Laurent / EPA


Em muitas cidades ao redor do mundo, a injustiça ambiental foi ditada pelo racismo estrutural. Por exemplo, no século passado, a segregação racial nas cidades dos EUA levou a disparidades extremas na qualidade e acessibilidade de ambientes naturais promotores da saúde. Na verdade, o legado de políticas subjacentes como essas ainda pode determinar a própria existência dos pássaros, das abelhas, dos micróbios e das árvores nas nossas áreas urbanas. A conetividade entre os parques e outra vegetação urbana pode até impulsionar a evolução, influenciando o fluxo de genes entre os habitats.

A desigualdade social também afeta a biodiversidade de maneiras menos óbvias. Por exemplo, a distribuição desigual de habitats naturais pode ter importantes efeitos em cascata na relação entre os humanos e os seus arredores naturais. Residentes urbanos que crescem em ambientes com menos biodiversidade podem ter negada a oportunidade de cultivar um relacionamento muito mais profundo com o resto do mundo natural . Esta conexão cortada pode significar a perda de interações benéficas com um rico consórcio de micróbios ou as propriedades psicologicamente restauradoras de estar na natureza. Também pode afetar as escolhas de estilo de vida e inibir ações pró-ecológicas, como lobby para a conservação de espécies, reciclagem ou plantio favorável à vida selvagem. Na verdade, a desigualdade social arrisca o florescimento dos futuros administradores do nosso planeta - a próxima geração de protetores da biodiversidade.


Os territórios indígenas contêm grande parte da biodiversidade mundial. Ondrej Prosicky / shutterstock



O racismo e o classismo não afetam apenas a biodiversidade nas cidades, é claro. Por exemplo, foi relatado que 80% da biodiversidade florestal do mundo existe em territórios de povos indígenas. As culturas indígenas estão intrinsecamente ligadas aos seus ecossistemas locais, nutridas por milénios de profunda reciprocidade com o mundo natural mais amplo. Portanto, a degradação do meio ambiente pode levar à erosão cultural e vice-versa. A exploração dos povos indígenas continua hoje e o colonialismo ainda é abundante. Isso ameaça não apenas as próprias comunidades indígenas, mas também a rica biodiversidade que protegem. Avanços foram feitos para proteger os direitos e meios de vida dos povos indígenas, mas muito mais pode e deve ser alcançado.

A natureza inter-relacionada de racismo sistémico e classismo e mudança ecológica significa que as questões sociais estruturais também são altamente relevantes para os conservacionistas. Portanto, devemos articular e transmitir a sua importância nessas áreas e priorizar uma maior integração entre cientistas sociais e ecologistas. Agir agora para desmantelar a opressão socioecológica e evitar futuros resultados malfadados é vital. Como Christopher Schell, o principal autor do novo estudo na Science, conclui : “As decisões que tomarmos agora irão ditar a nossa realidade ambiental nos próximos séculos”.

Jake M. Robinson, Pesquisador PhD, Departamento de Paisagem, Universidade de Sheffield
Artigo publicado no The Conversation

Sem comentários: