sexta-feira, 1 de novembro de 2019

Por uma cultura de leitura na escola




Como os Diretores das escolas podem criar uma cultura escolar de leitura








A cultura e o clima de uma escola definem o tom da excelência educacional ou da mediocridade. Culturas escolares positivas desenvolvem-se quando o(a) Diretor(a) da Escola e a sua equipa estão sintonizados a trabalhar para melhorar a escola dos alunos, das famílias, da Comunidade. 

Os Diretores eficazes modelam a cultura que desejam cultivar através de normas, expectativas, valores e crenças. No entanto, a cultura não pode ser criada de maneira individual pelo(a) Diretor(a) - toda a Comunidade Escolar precisa de estar unidos. 

Aqui estão as boas notícias! Como líder da escola, o(a) Diretor(a) pode impactar a sua escola colaborando com a equipe para criar uma cultura de leitura.

[...]

Hora de ação!

Desafie-se a pensar como pode melhorar a leitura na sua escola, para que alunos, funcionários, famílias e Comunidade pensem na sua escola como um local que valoriza e promove a leitura. Além disso, o burburinho da Comunidade celebra a cultura de leitura da sua escola.

No meu livro, The Ten-Minute Principal (Corwin, 2019), sugiro maneiras criar um impacto usando o tempo com mais eficiência. Qual é o primeiro passo que você precisa de dar para criar uma cultura de leitura? Comece a iniciativa, arranjando tempo para atingir a meta. Ainda existe um ditado antigo na educação: se algo é importante para si, você terá tempo para fazê-lo ou criará uma desculpa para que isso não aconteça. A leitura é importante! Encontre tempo para colaborar com a equipa e desenvolver uma cultura de leitura em toda a escola.

Uma maneira exequível de começar a encontrar tempo é fazer compromissos de 10 minutos para celebrar a leitura durante parte do seu dia. Considere realizar cada uma das seguintes cinco sugestões pelo menos uma vez por semana. demora apenas 10 minutos a promover uma cultura de leitura na sua escola!

  • Visite as aulas e veja os alunos a ler - celebre e reforce positivamente o que vê
  • Leia em voz alta para uma turma
  • Divulgue os livros que estiver a ler durante o ano na porta da Direção e convide os professores a fazer o mesmo noutros espaços da escola (sala de professores, gabinete de trabalho, ...) 
  • Comunique à sua equipa, verbalmente, ou através de e-mails ou artigos, o seu compromisso com a leitura autónoma e as razões do mesmo
  • Envie mensagens de vídeo às famílias sobre a importância da leitura autónoma

O planeamento é o caminho para a cultura de leitura da sua escola!

Os seus compromissos diários de 10 minutos, se você for consistente, enviarão uma mensagem positiva a alunos, funcionários e famílias sobre a sua crença na importância da leitura. Enquanto isso estiver a acontecer, pense no futuro e considere as seguintes perguntas de longo prazo para você trabalhar com a sua equipa:
  • Como líder da escola, você promove constantemente a leitura e faz com que as sugestões de 10 minutos façam parte do seu dia-a-dia?
  • O seu horário escolar é projetado para permitir a leitura autónoma?
  • O cronograma e o desenvolvimento profissional dão aos professores tempo para atender às diversas necessidades dos leitores?
  • Você poderia considerar organizar um livro da equipe ou um estudo de artigo para dar tempo a conversas profissionais sobre a leitura?
  • O seu orçamento anual financia adequadamente a biblioteca escolar?
  • Você está a trabalhar com o(a) professor(a) bibliotecário para considerar de que modo a biblioteca da sua escola se pode transformar ao longo do tempo para promover melhor a leitura? Ou como pode trabalhar com os professores para promover coletivamente a leitura?

Faça acontecer!


Todas as escolas do mundo devem ter uma cultura de leitura
Toda a escola pode melhorar. Lembre-se de que o espaço para melhorias é o maior espaço em todas as casas. Desfrute da viagem da criação de uma cultura de leitura e da observação do desenvolvimento dos alunos e funcionários como leitores. 
Torne-se o "diretor de leitura" da sua escola!



Fonte:
Evan Robb. Literacy - How Principals Can Create a Schoolwide Culture of Reading. 14 de Agosto 2019 (tradução e adaptação da nossa responsabilidade. A.J.)



Sem comentários: