sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Literacia transmedia na nova ecologia mediática









Transmedialiteracy.org | @trans_literacy
Janeiro 2018




Download |





As abordagens tradicionais da Literacia para os Media, desenvolvidas desde os anos 60 do século XX, basearam-se na ideia de que os media, especialmente a televisão, tinham efeitos negativos nas crianças e, como tal, tornava-se necessário “imunizar” os jovens nas escolas, de modo a que eles pudessem resistir à influência negativa dos ecrãs.

À medida que o ecossistema mediático foi evoluindo, a Literacia Mediática evoluiu também, tendo integrado desde cedo a educação e a prevenção de riscos relativamente à utilização da Internet, dos videojogos, das redes sociais e dos dispositivos móveis. Nos últimos anos, dezenas de conceitos foram desenvolvidos para designar estas novas formas de literacia, desde a “Literacia Digital” até à “Literacia da Internet”, passando pela “nova Literacia Mediática”. 







A Literacia Transmedia parte de uma leitura diferente da realidade mediática dos jovens. Sem rejeitar os postulados da Literacia Mediática, expande-os e complementa-os com outras questões de investigação e outras propostas de intervenção. A Literacia Transmedia tem como foco principal o que os jovens fazem com os media, considerando-os prosumers (produtores + consumidores), capazes de partilhar e gerar conteúdos mediáticos de diferentes tipos e níveis de complexidade.




Projeto Transmedia Literacy - O que é?


O objetivo do projeto Transmedia Literacy é entender como os alunos aprendem fora da escola. A construção de competências culturais e habilidades sociais estará no centro da pesquisa. Uma vez identificadas as estratégias e práticas informais de aprendizagem utilizadas por jovens fora das instituições formais, a equipa irá  "traduzi-las" numa série de atividades e propostas a serem implementadas dentro do ambiente escolar. O Projeto Literacia Transmedia irá produzir um Kit para Professores que será concebido para facilitar a integração de transliteracias na sala de aula.

Em resumo, o projeto Transmedia Literacy :
  • Contribui para uma melhor compreensão de como os adolescentes estão a consumir, produzir, compartilhando, criando e aprendendo em ambientes digitais
  • Cria um mapa das habilidades transmédia e estratégias informais de aprendizagem usadas por alunos que mostrem de que modo elas podem corresponder ao sistema de educação formal.
  • Vai além da identificação de habilidades / estratégias e propõe um Kit para professores a que qualquer professor possa aceder, adaptar e aplicar na sala de aula.
  • Realiza pesquisas e desenvolve esses kits de ferramentas em 9 países em três continentes.
  • Integra uma equipa internacional e interdisciplinar de pesquisadores.

O projeto Transmedia Literacy envolve um grupo interdisciplinar de 25 pesquisadores com sólida experiência em áreas como: literacia mediática, narrativa transmedia, conteúdo gerado pelo usuário e cultura participativa, etnografia tradicional e virtual e pedagogia e inovação na educação. A pesquisa concentra-se em habilidades específicas (ou seja, produção e partilha de conteúdo transmedia, resolução de problemas em videojogos, etc.) em 8 países em três continentes (Austrália, Colombia, Finlândia, Itália, Portugal, Espanha, Reino Unido e Uruguai).

A pesquisa concentra-se em adolescentes (12 a 18 anos), uma idade caracterizada por um uso curto, mas intenso, dos media e tecnologias digitais. A maioria dos adolescentes que participam no estudo usa tecnologias digitais há alguns anos e vê os novos media como parte de seu 'ambiente natural'. Muitos adolescentes seriam considerados usuários /utilizadores avançados. O objetivo deste estudo é mapear práticas transmedia e estratégias informais de aprendizagem que os adolescentes usam por meio de uma abordagem etnográfica que integra respostas de pesquisas, entrevistas, grupos focais e observação participante.

Segundo Castells (2007), 'existe uma lacuna cultural e tecnológica entre a juventude de hoje e um sistema escolar que não evoluiu com a sociedade e o ambiente digital'. Nesse contexto, o Projeto Transmedia de Alfabetização explora um dos tópicos propostos pela TIC 31 - 2014: chamada Era Digital centrada no ser humano : as relações entre (novos) media, tecnologia e educação numa era hiperconectada, onde os limites entre offline e online foram desfocados. O projeto não explora apenas o modo como os jovens se envolvem em práticas transmedia em ambientes informais de aprendizagem; também propõe uma série de iniciativas para introduzir essas experiências no sistema formal de aprendizagem.



Sem comentários: