quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Encontro com o escritor Paulo M. Morais








 


 



 











 








No passao dia 9 de novembro, os alunos de seis turmas da Camilo – do 9º, 11 e 12º anos – marcarem encontro com o escritor Paulo M. Morais, em duas sessões (às 10:05, no auditório 1, e às 11:45, na Biblioteca). 

Jornalista de profissão, com seis livros publicados, Paulo M. Morais faz tradução de textos ficcionais e não ficcionais e escreve sobre viagens, gastronomia e cinema. No seu último romance – Pratas Conquistador: a história desconhecida de um Charlot português (2019) – o escritor revisita os primórdios do cinema português, ou melhor, rememora a figura do seu tio-bisavô, Emydio Ribeiro Pratas, autor e intérprete da primeira comédia cinematográfica portuguesa ao estilo de Charlot, realizada em 1917.

Os encontros com autores (escritores e ilustradores) são extremamente importantes no percurso de escolarização dos alunos. Para além de lhes permitir o contacto direto com criadores e de suscitarem a reflexão quer sobre o ato de criação, quer sobre os mecanismos de construção dos mundos ficcionais, quer ainda sobre as relações (por vezes ambíguas) que se estabelecem entre a ficção e a realidade, estes Encontros constituem também uma excelente estratégia de valorização do livro, da leitura e da escrita e de promoção dos modos de ler (a ficção e a realidade). Por outras palavas: este tipo de evento contribui de forma indelével para o desenvolvimento das áreas de competências que os alunos devem adquirir /desenvolver no período de escolaridade obrigatória. 

Neste Encontro, por exemplo, o escritor mostrou que se deve ler (os textos, as pessoas, o mundo) sempre com suspeição, quando explicou o que está por detrás dos mundos que nos dá a ler/ver, isto é, o seu processo de construção: primeiro, a pré-escrita, sublinhando a importância da pesquisa (que chega a prolongar-se por vários anos), a diversidade de fontes consultadas, o trabalho de reunião da informação, o confronto paciente das versões encontradas, a ordenação da informação e, finalmente, o início da escrita, espaço deeconvenção e da liberdade; a seguir, os reiterados processos de revisão e de reescrita. 

Paulo M. Morais sublinhou, sobretudo, a importância da resiliência e o sentimento de humildade. O sucesso não nos cai nas mãos. Se tivermos arte, engenho e um pouco de sorte, acabará por ser alcançado com muito esforço, com alguns erros e com muita perseverança. 

Excelente contributo para a melhoria da compreensão leitora e o prazer de ler e escrever e para a consolidação do ambiente integral de leitura na Camilo, este Encontro dos alunos com o escritor Paulo M. Morais!

Sem comentários: