sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Violação - um custo intolerável para as mulheres, as meninas e a sociedade









Declaração da Diretora Executiva da ONU, Phumzile Mlambo-Ngcuka, para o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, 25 de novembro de 2019




Se eu pudesse pedir um desejo, poderia muito bem ser o fim total da violação. Isso significa que uma importante arma de guerra saiu do arsenal do conflito, a ausência de uma avaliação diária dos riscos para meninas e mulheres em espaços públicos e privados, a remoção de uma afirmação violenta do poder e uma mudança de longo alcance para a nossa sociedade.

A violação não é um ato breve e isolado. Danifica a carne e reverbera na memória. Pode provocar uma mudança de vida, resultados não escolhidos - uma gravidez ou uma doença transmitida. Os seus efeitos devastadores e duradouros atingem outras pessoas: família, amigos, parceiros e colegas. Tanto no conflito como na paz, ela molda as decisões das mulheres de sair das comunidades por medo de ataques ou estigma para as sobreviventes. Mulheres e meninas que fogem de suas casas como refugiadas também correm o risco de transporte inseguro e condições inseguras de vida que podem carecer de portas trancadas, iluminação adequada e instalações sanitárias adequadas. Meninas casadas quando crianças em busca de maior segurança em casa ou em campos de refugiados podem ser apanhadas em condições legitimadas de violação, com pouco recurso para aquelas que desejam fugir, como abrigo e acomodações seguras.

Na grande maioria dos países, as meninas adolescentes correm maior risco de violência sexual de um marido, parceiro, namorado atual ou de um ex. Como sabemos do nosso trabalho sobre outras formas de violência, o lar não é um lugar seguro para milhões de mulheres e meninas.

Quase universalmente, a maioria dos autores de violação não é declarada ou fica impune. Para que as mulheres relatem, em primeiro lugar, é necessária muita resiliência para reviver o ataque, uma certa quantidade de conhecimento de onde ir e um certo grau de confiança na capacidade de resposta dos serviços procurados - se é que existem serviços disponíveis. Em muitos países, as mulheres sabem que são mais propensas a serem culpadas do que se acreditava quando denunciam agressão sexual e precisam de lidar com um sentimento injustificado de vergonha. O resultado desses aspetos é a sufocação das vozes das mulheres em relação à violação, a subnotificação significativa e a impunidade contínua dos agressores. Pesquisas mostram que apenas uma pequena fração das meninas adolescentes que praticam sexo forçado procuram ajuda profissional. E menos de 10% das mulheres que procuraram ajuda após sofrer violência entraram em contato com a polícia. 
Um passo positivo para aumentar a responsabilidade é tornar a violação universalmente ilegal. Atualmente, mais da metade de todos os países ainda não possui leis que criminalizam explicitamente a violação conjugal ou baseiam-se no princípio do consentimento. Juntamente com a criminalização da violação, precisamos de melhorar muito, colocando a vítima no centro da resposta e responsabilizando os violadores. Isso significa fortalecer a capacidade dos agentes da lei de investigar esses crimes e apoiar os sobreviventes por meio do processo de justiça criminal, com acesso a assistência jurídica, polícia e serviços de justiça, bem como serviços de saúde e sociais, especialmente para as mulheres mais marginalizadas.

Ter mais mulheres nas forças policiais e treiná-las adequadamente é um primeiro passo crucial para garantir que as sobreviventes voltem a confiar novamente e sintam que as suas queixas estão a ser levadas a sério em todas as etapas do que pode ser um processo complexo. O progresso também exige que enfrentemos com sucesso as muitas barreiras institucionais e estruturais, sistemas patriarcais e estereótipos negativos em torno do género que existem nas instituições de segurança, polícia e judiciárias, como em outras instituições.

Quem usa a violação como arma sabe o quão poderosamente traumatiza e como suprime a voz e a ação. Esse é um custo intolerável para a sociedade. Nenhuma geração adicional deve lutar para lidar com um legado de violação. 

Nós somos a igualdade de geração e vamos acabar com a violação!


18 de novembro de 2019

Sem comentários: