terça-feira, 12 de novembro de 2019

Educar para o pensamento crítico




Ebook









Download |




Atualmente, o ensino do pensamento crítico é um dos grandes focos no mundo educacional, sendo que o perfil do aluno do século XXI está traçado: ser perseverante perante as dificuldades, querer aprender mais e desenvolver o pensamento crítico. Existe, por isso, uma forte necessidade pedagógica em preparar os alunos para esta sociedade onde tudo evolui a uma velocidade estonteante, sendo precisa uma crescente capacidade de adaptação aos desafios impostos.

Nos dias de hoje, além da forte aposta no uso de novas tecnologias, torna-se imperativo desenvolver a criatividade, a originalidade, a iniciativa e o pensamento crítico. Assim, o papel do professor no futuro dos seus alunos é decisivo, pois, além de prepará-los técnica e profissionalmente, deve contribuir para a sua formação enquanto pessoas e cidadãos.

Neste âmbito, o grupo webPACT – uma comunidade profissional de aprendizagem que reúne professores e investigadores de várias áreas disciplinares da UTAD – partilha, neste livro, os resultados da sua investigação teórica e empírica que podem ser utilizados em todos os anos de escolaridade, desde o ensino básico ao ensino superior, por todos os professores que pretendam desenvolver o pensamento crítico nos seus alunos.

O livro está organizado em 10 capítulos que abordam, de um modo geral, a fundamentação teórica, a planificação, as estratégias de ensino/aprendizagem e a avaliação do pensamento crítico. Por todas estas razões, esta obra assume-se como um excelente instrumento de trabalho para professores dos ensinos básico, secundário e superior, bem como para quem pretende exercer futuramente a docência, preparando os alunos para a sociedade do séc. XXI. Principais temas abordados:

- A importância e o desafio de educar para o pensamento crítico no século XXI

- Contributos da argumentação para o desenvolvimento do pensamento crítico

- A planificação do ensino para promover o pensamento crítico

- Estratégias de promoção do pensamento crítico e criativo: feedback, aprendizagem cooperativa, aprendizagem baseada na resolução de problemas e estudos de caso, mapas de conceitos, questionamento e pesquisa guiada

- Avaliação formal e informal do pensamento crítico: teste de pensamento crítico e criativo (TPCC) e escala de disposições de pensamento crítico (EDPC)





Sem comentários: