quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Dia mundial da Filosofia




21 de novembro








A ignorância conduz ao medo, o medo conduz ao ódio e o ódio conduz à violência. Esta é a equação. - Averróis



Ao celebrar o Dia Mundial da Filosofia a cada ano, na terceira quinta-feira de novembro, a UNESCO destaca o valor duradouro da Filosofia para o desenvolvimento do pensamento humano, para cada cultura e para cada indivíduo.

A Filosofia é uma disciplina inspiradora e também uma prática quotidiana que pode transformar as sociedades. Ao permitir descobrir a diversidade das correntes intelectuais no mundo, a filosofia estimula o diálogo intercultural. Ao despertar as mentes para o exercício do pensamento e o confronto racional de opiniões, a filosofia ajuda a construir uma sociedade mais tolerante e respeitosa. Assim, ajuda a entender e responder aos principais desafios contemporâneos, criando as condições intelectuais para a mudança.

A UNESCO lidera o Dia Mundial da Filosofia - mas não o possui. Pertence a todos, em todos os lugares, que se preocupam com a filosofia.

Neste dia de exercício coletivo de pensamento livre, fundamentado e informado sobre os principais desafios do nosso tempo, todos os parceiros da UNESCO são incentivados a organizar vários tipos de atividades - diálogos filosóficos, debates, conferências, oficinas, eventos culturais e apresentações em geral sobre o tema do dia, com a participação de filósofos e cientistas de todos os ramos das ciências naturais e sociais, educadores, professores, estudantes, jornalistas de imprensa e outros representantes da mídia de massa e público em geral.



EDIÇÃO 2019

A edição de 2019 tem como objetivo destacar a importância da Filosofia em diferentes contextos regionais, a fim de obter contribuições regionais para debates globais sobre os desafios contemporâneos que apoiam as transformações sociais. O objetivo dessa abordagem é promover a dinâmica regional, estimulando a colaboração global para enfrentar grandes desafios, como migração, radicalização, mudança ambiental ou inteligência artificial.



Sem comentários: