sábado, 24 de novembro de 2018

Violência contra as mulheres e meninas, um fracasso dos homens







Mensagem do Secretário-Geral da ONU, António Gueterres, por ocasião do Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e Meninas.





A violência contra mulheres e meninas é uma pandemia global. 

É uma afronta moral para todas as mulheres e meninas e para todos nós, um sinal de vergonha em todas as nossas sociedades, e um grande obstáculo para o desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável. 

Na sua essência, a violência contra as mulheres e meninas em todas as suas formas é a manifestação de uma profunda falta de respeito - um fracasso dos homens em reconhecer a igualdade inerente e a dignidade das mulheres. 

É uma questão de direitos humanos fundamentais. 

A violência pode assumir muitas formas - da violência doméstica ao tráfico, da violência sexual em conflito ao casamento infantil, da mutilação genital ao feminicídio.

É uma questão que prejudica o indivíduo, mas também tem consequências de longo alcance para as famílias e para a sociedade. 

A violência vivenciada em criança está ligada à vulnerabilidade e à violência na vida adulta. 

Outras consequências incluem impactos e custos de saúde física e mental a longo prazo para indivíduos e sociedade em serviços e dias perdidos de emprego. 

Esta é também uma questão profundamente política. 

A violência contra as mulheres está ligada a questões mais amplas de poder e controle nas nossas sociedades. 

Nós vivemos num mundo dominado por homens. 

As mulheres são vulneráveis ​​à violência através das múltiplas maneiras pelas quais as mantemos desiguais.

Quando as leis familiares que regem a herança, custódia e divórcio discriminam as mulheres, ou quando as sociedades restringem o acesso das mulheres a recursos financeiros e crédito, elas impedem a capacidade da mulher de deixar situações abusivas. 

Quando as instituições deixam de acreditar nas vítimas, permitem a impunidade ou negligenciam a implementação de políticas de proteção, elas enviam um forte sinal que tolera e possibilita a violência. 

No ano passado, vimos a atenção crescente para uma manifestação dessa violência. 

O assédio sexual é experimentado por quase todas as mulheres em algum momento de suas vidas. 

Nenhum espaço está imune. 

É galopante entre instituições, privadas e públicas, incluindo a nossa.

Esta não é de forma alguma uma questão nova, mas a crescente divulgação pública por parte de mulheres de todas as regiões e de todas as classes sociais está a trazer à luz a magnitude do problema. 

Esse esforço para descobrir a vergonha da sociedade também está a mostrar o poder galvanizador dos movimentos de mulheres para impulsionar a ação e a consciencialização necessárias para eliminar o assédio e a violência em todos os lugares. 

Este ano, a campanha global das Nações Unidas UNiTE para acabar com a violência contra mulheres e meninas destaca o nosso apoio aos sobreviventes e defensores do tema “Orange the World: #HearMeToo”

Com o laranja como cor unificadora da solidariedade, a hashtag #HearMeToo foi criada para enviar uma mensagem clara: a violência contra mulheres e meninas deve terminar agora, e todos nós temos um papel a desempenhar.

Precisamos de fazer mais para apoiar as vítimas e responsabilizar os perpetradores. 

Mas, além disso, é imperativo que nós - como sociedades - empreendamos o trabalho desafiador de transformar as estruturas e culturas que permitem que o assédio sexual e outras formas de violência baseada no género aconteçam em primeiro lugar. 

Estes incluem abordar os desequilíbrios de género dentro das nossas próprias instituições. 

É por isso que adotamos uma estratégia de paridade de género em toda a ONU. 

Conseguimos a paridade no grupo de gestão sénior e estamos no bom caminho para alcançar a paridade de género na liderança sénior até 2021 e em todo o quadro até 2028. 

A ONU também reafirmou a sua política de tolerância zero para o assédio sexual e a agressão cometida pela equipe e parceiros da ONU.

Recrutamos investigadores especializados em assédio sexual, instituímos procedimentos rápidos para resolver reclamações e iniciamos uma linha de ajuda 24 horas por dia, sete dias por semana. 

Eu também continuo comprometido em acabar com todas as formas de exploração e abuso sexual por parte das forças de paz e funcionários da ONU no campo - uma das primeiras iniciativas que tomei quando assumi o cargo. 

Cerca de 100 Estados-Membros que apoiam as operações das Nações Unidas no terreno assinaram agora acordos voluntários para resolver o problema, e apelo a outros que se juntem a eles, assumindo plenamente as suas responsabilidades, na formação, mas também no fim da impunidade. 

Continuamos a investir em iniciativas de mudança de vida para milhões de mulheres e meninas em todo o mundo por meio do Fundo Fiduciário da ONU para Acabar com a Violência contra a Mulher.

Este Fundo concentra-se na prevenção da violência, na implementação de leis e políticas e na melhoria do acesso a serviços vitais para os sobreviventes. 

Com mais de 460 programas em 139 países e territórios nas últimas duas décadas, o Fundo Fiduciário da ONU está a fazer a diferença. 

Em particular, está a investir em organizações da sociedade civil de mulheres, um dos investimentos mais importantes e eficazes que podemos fazer. 

A ONU também está a trabalhar para implementar uma iniciativa abrangente, inovadora e multiparticipativa para acabar com todas as formas de violência contra mulheres e meninas até 2030, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Iniciativa Spotlight UE-ONU de 500 milhões de euros é um passo importante nesse sentido.

Com o maior investimento já realizado na erradicação da violência contra mulheres e meninas em todo o mundo, essa contribuição inicial abordará os direitos e as necessidades de mulheres e meninas em 25 países e cinco regiões. 

Capacitará sobreviventes e defensores para partilhar as suas histórias e se tornarem agentes de mudança em suas casas, comunidades e países. 

Uma parcela significativa do investimento inicial do Spotlight também será destinada a atores da sociedade civil, incluindo aqueles que estão a atingir pessoas muitas vezes negligenciadas pelos esforços tradicionais de ajuda. 

Mas, embora esse investimento inicial seja significativo, é pequeno, dada a escala da necessidade. 

Deve ser visto como um financiamento inicial para um movimento global no qual devemos desempenhar um papel.

É esse movimento global que celebramos hoje, quando esperamos os próximos 16 dias dedicados a acabar com a violência baseada em género. 

Somente quando a metade da nossa população, representada por mulheres e meninas, puder viver livre de medo, violência e insegurança quotidiana, poderemos realmente dizer que vivemos num mundo justo e igualitário. 

Muito obrigado.




Orange the World 💛



Sem comentários: