quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Inclusão em educação





Garantir que cada indivíduo tenha uma oportunidade igual para o progresso educacional continua a ser um desafio em todo o mundo. O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 sobre Educação e a Educação O Marco de Ação para 2030 enfatizam a inclusão e a equidade como base para uma educação de qualidade.

A Convenção da UNESCO contra a Discriminação na Educação (1960) e outros tratados internacionais de direitos humanos proíbem qualquer exclusão ou limitação de oportunidades educacionais com base em diferenças socialmente atribuídas ou percebidas, como por sexo, origem étnica / social, idioma, religião, nacionalidade, condição económica, habilidade.

Alcançar grupos excluídos e marginalizados e proporcionar-lhes uma educação de qualidade requer o desenvolvimento e implementação de políticas e programas inclusivos. 

Nesse contexto, a UNESCO promove sistemas de educação inclusiva que eliminam as barreiras que limitam a participação e a conquista de todos os alunos, respeitam diversas necessidades, habilidades e características e eliminam todas as formas de discriminação no ambiente de aprendizagem.

A UNESCO trabalha com governos e parceiros para abordar a exclusão e a desigualdade na educação. Entre os grupos marginalizados e vulneráveis, a UNESCO presta atenção especial às crianças com deficiência, uma vez que estão super-representadas na população daqueles que não estão na educação. Os povos indígenas também continuam a sofrer exclusão dentro e fora da educação.
UNESCO




Campanha para combater a discriminação e mudar as percepões negativas sobre as incapacidades




Sem comentários: