quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Educação de mulheres e meninas em STEM



Stock.com/Snowleopard1


Apesar das melhorias significativas conquistadas nas últimas décadas, a educação ainda não está disponível de forma universal, e as desigualdades de género são generalizadas, muitas vezes em detrimento das meninas. 

Fatores socioculturais e económicos complexos e inter-relacionados dificultam as oportunidades que as meninas têm de frequentar a escola, a qualidade da educação que recebem, os estudos que realizam e, finalmente, as carreiras e os caminhos de vida que seguem. 

A maior preocupação é a baixa participação e o baixo rendimento das meninas na educação em Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Mathematics – STEM). As áreas de STEM sustentam a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, e a educação em STEM pode fornecer aos estudantes os conhecimentos, as habilidades, as atitudes e os comportamentos exigidos para a construção de sociedades inclusivas e sustentáveis. 

Privar meninas e mulheres do acesso à educação e a profissões nas áreas de STEM não somente as priva de oportunidades para contribuir e beneficiar de STEM, mas também perpetua a disparidade de género e as desigualdades sociais e económicas mais amplas.








Este relatório visa a “decifrar o código”, ao desvendar os fatores que impedem ou facilitam a participação de meninas e mulheres, bem como o seu desempenho e a sua permanência na educação em STEM; e, em particular, o que o setor educacional pode fazer para promover o interesse e o envolvimento de meninas e mulheres na educação em STEM e nas carreiras dessas áreas. Pretende-se que o relatório sirva como um importante recurso para os envolvidos em educação, bem como para todos os profissionais que trabalham com igualdade de gênero.

Brasília: UNESCO, 2018. 86 p., il. 

Título original: Cracking the code: girls' and women's education in science, technology, engineering and mathematics (STEM)


Orange the World 💛

Sem comentários: