sábado, 10 de novembro de 2018

Relatório de Ciência da UNESCO - Rumo a 2030




 http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002354/235406e.pdf




A ciência será essencial para atingir muitas das metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e, assim, garantir um futuro sustentável. O Relatório de Ciência da UNESCO: Rumo a 2030  é uma das ferramentas que os países podem usar para monitorizar o progresso em direção às metas da Agenda 2030.

A cada cinco anos, analisa as tendências emergentes da política e governança em ciência, tecnologia e inovação. A última edição foi publicada em novembro de 2015. A mensagem principal do Relatório pode ser resumida em apenas quatro palavras: mais pesquisa - melhor desenvolvimento.

Há duas décadas, Relatório de Ciência da UNESCO : Rumo a 2030, escrito por cerca de 60 especialistas, cada um cobrindo o país ou região onde reside, tem vindo a mapear regularmente a governança da Ciência, Tecnologia e Inovação (STI) em todo o mundo. O relatório é publicado a cada cinco anos, a 10 de novembro, para marcar o Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento.

Como o STI não evolui no vácuo, esta última edição resume a evolução desde 2010, tendo como pano de fundo as tendências socioeconómicas, geopolíticas e ambientais que ajudaram a moldar a política e a governança contemporânea das CTI.

As tendências e os desenvolvimentos na ciência, tecnologia, política de inovação e governança entre 2010 e meados de 2015 aqui descritos fornecem informações essenciais básicas sobre as preocupações e prioridades dos países que devem orientar a implementação e orientar a avaliação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável nos próximos anos.

Resumo Executivo do Relatório, elaborado em língua portuguesa, pode ser consultado AQUI (pdf).

                                                                                                    
                                                                                             ⬕ Novembro, Mês da Ciência




Sem comentários: