quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Jornalismo, notícias falsas e desinformação


Praticar e ensinar jornalismo na era digital







Desenvolvimentos nos últimos anos colocaram o jornalismo sob fogo. Uma série de fatores está a transformar o panorama das comunicações, a colocar questões sobre a qualidade, o impacto e a credibilidade do jornalismo. Ao mesmo tempo, campanhas orquestradas estão a espalhar inverdades - desinformação, má informação e falsa informação - que muitas vezes são inconscientemente partilhadas nos media sociais:

Desinformação (disinformation): Informação falsa e deliberadamente criada para prejudicar uma pessoa, grupo social, organização ou país;

Informação errada (misinformation): Informação que é falsa, mas que não  é criada com a intenção de causar danos;

Má - information (mal-information): Informação baseada na realidade, usada para causar danos a uma pessoa, grupo social, organização ou país.


Escrito por especialistas na luta contra a desinformação, este manual explora a natureza do jornalismo ao longo dos vários módulos, que podem ser consultados individualmente:


















Este modelo de currículo é um acréscimo essencial ao ensino de currículos para todos os educadores de jornalismo, assim como à prática de jornalistas e editores interessados em informações, como as compartilhamos e como as usamos. É missão crítica que aqueles que praticam o jornalismo compreendam e relatem as novas ameaças à informação confiável.



Tipos de Distúrbios de informação


Types of Information Disorder. Credit: Claire Wardle & Hossein Derakshan, 2017



Sem comentários: