terça-feira, 20 de novembro de 2018

Os meninos que enganavam os nazis



Concurso Nacional de Leitura | Prova a nível de escola | 3º Ciclo





Autor: Joseph Joffo
Título : Os Meninos que Enganavam os Nazis
Editor: Editorial Presença
Data de lançamento: 06. 12. 2017
Coleção : Grandes Narrativas
ISBN : 9789722361347 Nº Páginas : 256




Prólogo 
Este livro não é obra de um historiador. 
É com as minhas memórias de criança de dez anos que relato as minhas aventuras no período da ocupação nazi em França. 
Passaram trinta anos. A memória, bem como o esquecimento, poderão ter alterado algumas minudências. Mas a essência está toda aqui, na autenticidade, na ternura, nos episódios divertidos e nas angústias que vivi. 
Para não ferir suscetibilidades, muitos dos nomes das pessoas que surgem nesta narrativa foram modificados. Trata‑se da his‑ tória de duas crianças num universo de crueldade, de absurdo e também de gestos de solidariedade, muitas vezes completamente inesperados.



 
Trailer da adaptação cinematográfica do livro




Os Meninos que Enganavam os Nazis é uma história verídica da luta pela sobrevivência contada por um menino judeu na França ocupada pelos nazis.

Em 1941, Paris é uma cidade ocupada pelos exércitos nazis. O poder de Hitler controla a França; as perseguições e o medo pairam por todo o país. Joffo, um respeitado barbeiro judeu, decide dispersar a sua família de forma a evitar o destino cruel que os espera a todos. 

Depois da fuga dos filhos mais velhos, perante o perigo sempre à espreita, Joseph, de apenas dez anos, e Maurice, de doze, deixam também a capital, entregues a si próprios, para tentarem escapar à brutalidade e à morte. 

Uma impressionante história autobiográfica, narrada pelo irmão mais novo, cuja espontaneidade, ternura e humor comprovam o triunfo da amizade, da generosidade, do espírito de entreajuda.



Concurso Nacional de Leitura 2018-19

Sem comentários: