quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Dia Internacional da Educação


24 de junho




"Este dia é a ocasião para reafirmar princípios fundamentais. Em primeiro lugar, a educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública. Em segundo lugar, a educação é a força mais poderosa nas nossas mãos para garantir melhorias significativas na saúde, estimular o crescimento económico, para liberar o potencial e a inovação que precisamos para construir sociedades mais resilientes e sustentáveis. Por fim, precisamos urgentemente de uma ação coletiva para a educação a nível global ”. - Audrey Azoulay, Diretora-Geral da UNESCO, Mensagem por ocasião do Dia Internacional da Educação



 
Animação da UNESCO que explica as dez metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4





A educação é um direito humano, um bem público e uma responsabilidade pública.

A Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de janeiro como o Dia Internacional da Educação, em comemoração do papel da educação para a paz e o desenvolvimento. 

Sem educação inclusiva e equitativa de qualidade e oportunidades para todos ao longo da vida, os países não conseguirão alcançar a igualdade de género e quebrar o ciclo de pobreza que está a deixar milhões de crianças, jovens e adultos para trás.

Hoje, 262 milhões de crianças e jovens ainda não frequentam a escola; 617 milhões de crianças e adolescentes não sabem ler nem matemática básica; menos de 40% das meninas na África Subsaariana concluem o ensino médio e cerca de quatro milhões de crianças e jovens refugiados estão fora da escola. O seu direito à educação está a ser violado e isso é inaceitável.

Como o mundo marca o primeiro Dia Internacional da Educação, a UNESCO apela aos governos e a todos os parceiros para que façam da educação universal de qualidade uma das principais prioridades. 





Sem comentários: