sábado, 12 de janeiro de 2019

Desenvolvimento e acesso à informação | Agenda 2030



Relatório 2017


Desenvolvimento e Acesso à Informação (DA2I) é o primeiro de uma série de relatórios que monitorizam o progresso que os países estão a fazer para cumprir o seu compromisso de promover acesso significativo à informação como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS's) das Nações Unidas.

Para além de atualizar o progresso de uma série de indicadores de acesso à informação, cada relatório da DA2I terá como foco os ODS selecionados para análise no HLPF no ano de publicação. Isso inclui capítulos temáticos sobre como o acesso à informação promove a realização de cada um dos ODS selecionados.

Os capítulos temáticos do DA2I 2017 concentram-se nos seguintes objetivos: Fome Zero (ODS2), Boa Saúde e Bem-Estar (ODS3), Igualdade de Género (ODS5) e Indústria, Inovação e Infraestrutura (ODS9).






No relatório de 2017, onde se sublinha a contribuição inestimável do acesso à informação, particularmente através das bibliotecas, na promoção de sociedades social e economicamente mais inclusivas, o acesso à informação é definido como o direito e a capacidade de usar, criar e compartilhar informações de maneira significativa por cada indivíduo, comunidade ou organização

A capacidade de acesso à informação para contribuir para o desenvolvimento sustentável é influenciada por uma combinação de fatores estruturais (por exemplo, políticas e infraestrutura física) e fatores humanos / sociais (por exemplo, uso, características da população e habilidades). Portanto, é proposta 

  1. Infra-estrutura de acesso à informação e comunicação: a conetividade (e recursos materiais) que estabelece a conexão física à informação.
  2. Contexto social de uso: a variedade de fatores locais e culturais que moldam o modo como os usuários se envolverão com a informação.
  3. Capacidades: o corpo de conhecimento funcional, habilidades e recursos que uma população desenvolve ao longo do tempo que molda o modo como a informação é usada ou não usada.
  4. Cenário jurídico e político: as políticas e estruturas regulatórias que promovem ou dificultam a conetividade, acessibilidade, inclusão e direitos. (Por exemplo, gerenciamento de espetro, fundos de acesso universal, direitos autorais, liberdade de expressão, privacidade e segurança).




Relatório 2017




Em todo o mundo, todos os dias, as bibliotecas estão a dar  às pessoas o acesso à informação de que precisam para viver, aprender, criar e inovar. Das maiores instituições das maiores cidades do mundo, às bibliotecas móveis que operamnas estradas secundárias rurais, elas sabem que esse acesso capacita indivíduos, comunidades, nações e organizações para tomar melhores decisões e viver uma vida melhor. Este é o argumento de que nós e muitos outros colegas, trazidos para as Nações Unidas como Estados Membros debateram a Agenda Pós-2015. A implicação, para nós, foi clara. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como ficaram conhecidos, tinham que incluir o acesso à informação. Somos gratos pelos seus esforços.Temos o prazer de afirmar que os Estados Membros da ONU partilharam este entendimento, e incluiram o acesso à informação como um objetivo específico, bem como metas importantes em torno do acesso à Internet, proteção do património e literacia universal.

A prioridade agora é a implementação. Manter o impulso para um  maior e mais significativo acesso à informação exigirá tempo e recursos. Governos, empresas, sociedade civil, comunidade técnica e pesquisadores todos têm a responsabilidade de agir. Estamos orgulhosos que a IFLA esteja a levar o seu papel a sério. Assinou acordos com representantes de mais de 70 países para promover os ODS e garantir que os Planos Nacionais de Desenvolvimento incluem o acesso à informações e basear-se na contribuição que as bibliotecas pode trazer. 

Para ajudar outros atores relevantes a projetar e implementar as leis e os programas corretos, bem como para entender o seu impacto, são necessários de base, indicadore s e exemplos de boas práticas. Em resumo, boas políticas de acesso à informação exigem boa informação. 


Este relatório faz exatamente isso, cumprindo um compromisso assumido na Declaração de Lyon sobre o Acesso à Informação de 2014. O resultado de uma estreita parceria com o Technology & Social Change Group da University of Washington Information School sublinha a contribuição que o acesso à informação e o papel das bibliotecas como distribuidoras-chave da mesma  podem dar ao desenvolvimento.

Enquanto a capacidade das nossas instituições para melhorar as vidas das nossas comunidades é o que motiva a IFLA e os seus membros a fazer o seu trabalho, a pesquisa apresentada aqui oferece uma visão estimulante sobre o quão abrangente e quão significativa é essa contribuição, o que constitui uma mensagem clara e acessível para todos. Não pode haver nenhuma desculpa para deixar de fora o acesso à informação quando se desenham as políticas para o desenvolvimento sustentável. A IFLA e os seus membros estão prontos para trabalhar com governos, organizações internacionais e financiadores para que o acesso à informação seja uma realidade." ("Foreword")


Fonte: 
Garrido, M. & Wyber, S. Eds. (2017) Development and Access to Information. International Federation of Library Associations and Institutions (IFLA) and the Technology and Social Change Group, University of Washington : The Hague

O Resumo Executivo do Relatório pode ser acedido AQUI




Sem comentários: