segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

PIRLS | Estudo internacional de avaliação da literacia de leitura



O PIRLS − Progress in International Reading Literacy Study − é um estudo internacional que avalia a literacia de leitura de alunos do 4º ano de escolaridade em países de todo o mundo. O estudo realiza-se com uma periodicidade quinquenal, tendo completado, na edição de 2016, 15 anos de atividade. Neste ciclo, foi avaliada pela primeira vez a literacia de leitura online através da simulação da leitura na internet. No PIRLS 2016, participaram 61 países/regiões em benchmarking, envolvendo cerca de 320 000 alunos.





Ficha Técnica
Título:
Resultados Globais PIRLS 2016 ⧫ ePIRLS 2016 – PORTUGAL. LITERACIA DE LEITURA & LITERACIA DE LEITURA ONLINE
Autoria
Equipa dos Estudos Internacionais
Edição:
Instituto de Avaliação Educativa, I.P.
Travessa das Terras de Sant’Ana, 15
1250-269 Lisboa
www.iave.pt






A literacia de leitura é uma competência vital para o desenvolvimento e maturidade intelectual das crianças nas sociedades de informação. Reconhecendo a importância dessa competência, a International Association for the Evaluation of Educational Achievement (IEA) – uma cooperativa de institutos, agências governamentais e agências não-governamentais que desenvolvem investigação em educação – promove, desde 2001, o Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS).

O PIRLS é um estudo internacional de avaliação da literacia de leitura, realizado por amostragem em larga escala, dirigido a crianças com quatro anos de escolaridade formal. A IEA define literacia de leitura como a capacidade para compreender e utilizar as formas de linguagem escrita requeridas pela sociedade e/ou valorizadas pelo indivíduo. Um indivíduo com competências de literacia de leitura consegue atribuir sentido a textos em diferentes formatos. Lê para aprender, para participar em comunidades de leitores na escola e no dia-a-dia, e lê por prazer [¹]. A literacia de leitura nos sistemas educativos modernos é particularmente relevante para a faixa etária dos alunos que participam no PIRLS (9-10 anos): até essa idade, a criança aprende a ler; daí em diante, lê para aprender. É, pois, fundamental que o domínio da leitura seja alcançado nessa idade. Ao avaliar as competências da leitura, o PIRLS afere áreas onde é necessário intervir de modo a que a leitura se transforme num meio eficaz para adquirir conhecimento.

Face à ubiquidade da informação e comunicação através do recurso às novas tecnologias da informação e comunicação, a IEA lançou, em 2016, o projeto ePIRLS que avalia a literacia de leitura online. A internet é hoje em dia, e cada vez mais, a primeira fonte de informação para os alunos e as suas famílias, professores e cidadãos ativos na sociedade da informação. Não é, pois, de estranhar que diversos curricula em diferentes países estejam, há já alguns anos, a enfatizar a importância da leitura digital e o desenvolvimento de competências de leitura online e da internet como veículo preferencial para a obtenção de informação [²].

Além da avaliação da literacia de leitura em formato papel e em formato digital, os estudos PIRLS/ePIRLS recolhem informação sobre o aluno e a sua família, sobre os professores e a escola, de modo a contextualizar as oportunidades de aprendizagem de leitura bem como identificar fatores que influenciem essas oportunidades. São, por este motivo, estudos relevantes para a definição de políticas educativas e de sensibilização para a importância da leitura como motor da aprendizagem, de desenvolvimento pessoal e de participação ativa nas sociedades modernas. O PIRLS, em conjunto com o TIMSS, que avalia literacia de matemática e literacia de ciências, constitui-se como a mais extensa avaliação internacional dos conhecimentos e competências dos alunos de todo o mundo a frequentar o 4º ano de escolaridade. Sob a égide da IEA, os resultados do TIMSS e do PIRLS “have contributed to the practice of evidence-based decision making in today’s shifting landscape of education policy” (Ina S. Mullis, março de 2016, Com. Pess.) [³].

Introdução, pp. 3-4


[1] O leitor interessado numa definição detalhada de literacia de leitura e do quadro de referência do PIRLS e ePIRLS pode consultar Mullis, I. V. S. & Martin, M. O. (Eds.) (2015). PIRLS 2016 Assessment Framework. Boston College, TIMSS & PIRLS International Study Center, http://timssandpirls.bc.edu/pirls2016/framework.html. A publicação com a Metodologia PIRLS e ePIRLS 2016 – Portugal, disponível no sítio do IAVE, contém uma súmula do quadro de referência do PIRLS e do ePIRLS.
[2]  Ver, por exemplo, Leu, D., Kinzer, C., Corio, J., & Cammeack, D. (2004). Toward a theory of new literacies emerging from the internet and other information and communication technologies. In R. B. Rudell & N. J. Urau (Eds.), Theoretical models and processes of reading, 5th Ed. Newark, DE: International Reading Association.



Sem comentários: