terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Escrever a Paz



Manual "Writing Peace"








Writing Peace” é um manual que convida o público jovem a descobrir escritos contemporâneos através da introdução de vários idiomas. O seu objetivo é fazer o mundo parecer um pouco mais próximo e um pouco mais familiar. "Escrever a Paz" encoraja as crianças e os jovens (dos 8 aos 14 anos) a perceberem a interdependência das culturas através da familiarização com os sistemas de escrita contemporâneos, a sua história e os seus empréstimos.

O manual contém 24 folhas de atividades. Cada secção apresenta os caracteres de um sistema de escrita, um texto introdutório e histórico, a palavra “paz” e a palavra “olá”, a(s) língua(s) anexada(s) ao(s) sistema(s), e uma atividade cujas respostas aparecem no fim do manual.

Seis mil anos após o advento da escrita, o que sabemos sobre os outros, os seus sistemas de pensamento e as transcrições de seus sistemas de escrita? Como é que os diferentes sistemas de escrita podem contribuir para uma melhor compreensão do mundo e do nosso lugar dentro dele? Ao começar a aprender sobre esses escritos e sua beleza fascinante, o manual liga as crianças  e os jovens à diversidade, abrindo assim os seus olhos para o conceito de paz e a nossa consciência dele.


Resultados esperados para a experiência “escrever a paz”

O treino “Escrever a Paz” contribui para a aquisição de competências interculturais.

Competências Essenciais - Os alunos:

1. Adquirem a noção de diversidade cultural através dos sistemas de escrita apresentados. 
2. São capazes de explicar a diferença entre um idioma e um sistema de escrita. 
3. São capazes de dar exemplos de como alguns sistemas de escrita tomaram de empréstimo termos de outros sistemas. 
4. Entendem que, através dos empréstimos de diferentes sistemas de escrita, as culturas estão interconectadas e evoluindo. 
5. Percebem que, embora a palavra "paz" seja expressa de maneira diferente em línguas duferentes, ela é um conceito partilhado em todo o mundo e cada aluno é um ator de paz.

Ferramentas de competências interculturais sobre como escrever a paz:
Protocolo de experimentação em formato PDF: English | francês


Quadro instrucional :
em formato PDF: English | Francês
no formato Powerpoint: Inglês | francês



Sem comentários: