quinta-feira, 26 de abril de 2018

Dia Mundial da Propriedade Intelectual


26 de abril

#Worldipday







Mudança no poder: mulheres na inovação e criatividade

Todos os anos, no dia 26 de abril, celebramos o Dia Mundial da Propriedade Intelectual para conhecermos o papel que os direitos de propriedade intelectual (patentes, marcas registradas, desenhos industriais, direitos autorais) têm no incentivo à inovação e à criatividade.



A campanha do Dia Mundial da Propriedade Intelectual deste ano celebra o brilho, a criatividade, a curiosidade e a coragem das mulheres que estão a promover mudanças no nosso mundo e a moldar o nosso futuro em comum.




Protege a propriedade intelectual






O que é a Propriedade Intelectual?

O termo Propriedade intelectual (PI) refere-se a criações da mente, como invenções, obras literárias e artísticas, desenhos, símbolos, nomes e imagens usados no comércio.



A PI é protegida por lei, por exemplo, através de patentes, direitos autorais e marcas registadas, que permitem que as pessoas obtenham reconhecimento ou benefício financeiro do que inventam ou criam. Ao atingir-se o equilíbrio certo entre os interesses dos inovadores e o interesse público mais amplo, o sistema de PI visa promover um ambiente no qual a criatividade e a inovação possam florescer.




A propriedade intelectual está em todo o lado


Um ebook para saber mais sobre o conceito de propriedade intelectual: 


 https://drive.google.com/open?id=1wsPOTQD1omAB2WIc8IBgk-oX_ypTJrUu
WIPO - World Intellectual Property Organization 



Outras publicações:


Para saber mais, consultar a página da WIPO.

Sem comentários: